Deus pode ser mesmo brasileiro

As florestas do Brasil são maiores do que em qualquer outro lugar. Seu solo é tão fértil que algumas árvores chegam à plena maturidade mais rápido do que certas pessoas . Abaixo do solo localizam-se enormes depósitos minerais que são matéria prima para o crescimento de dois dígitos da China. O Brasil já está no caminho para transformar-se em uma super potência da alternativa-energia. E para provar a validade de um provérbio popular que diz que “Deus é brasileiro”, parece que agora há mais alguns bilhões de barris de petróleo, do que se pensou previamente encontrar, abaixo das profundas águas na costa do país.

O anúncio da Petrobrás de que o campo de petróleo de Tupi contém entre 5 e 8 bilhões de barris pode não colocar o Brasil no mesmo patamar que a Venezuela ou a Arábia Saudita, mas se equipara a todas as reservas naturais da Noruega, contando somente o campo Tupi. Além disso, a reserva Tupi contém material menos caro para se refinar, o que faz aumentar seu valor.

Além disso, a descoberta pode mudar o equilíbrio de poder na América do Sul, favorecendo o Brasil, que já é auto-suficiente em petróleo e agora é provável tornar-se um exportador significativo. Isso pode reduzir o poder do presidente da Venezuela rico em petróleo, Hugo Chávez, na região.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *