Esse foi um ano de grandes mudanças e realizações na Araxá. A empresa fundada em 2011 foi destaque na categoria Projetista no Ranking da Engenharia Brasileira 2022, classificada como a maior empresa de projetos e consultoria do sul do Brasil e a 13ª no ranking nacional.
Ao longo dessa década, A Araxá Solar uniu em seu portfólio mais de 100 projetos, totalizando 21,5 GWp em projetos básicos, 2,8 GWp em projetos executivos, e 1 GW em construção de usinas fotovoltaicas. Atendeu também o segmento de transmissão através da Araxá Transmissão, que conta em sua equipe mais de 8000 km de projetos de linhas de transmissão. Oferecendo soluções completas em projetos de engenharia, as quais incluem estudos de viabilidade; projeto básico; projeto executivo; Due Diligence; engenharia/gestão do proprietário; estudos e consultorias técnicas.
Recentemente, após a união das operações entre as Araxá Solar e Araxá Transmissão, adotou um novo posicionamento no mercado passando a se chamar Araxá Engenharia. Além das já tradicionais áreas de atuação em geração Solar, Eólica e Sistemas de Transmissão, a empresa aumentou seu portfólio para atender também os segmentos de Geração Hidrelétrica, Armazenamento de Energia, Gás Natural, Hidrogênio Verde, Rodovias, Ferrovias, Telecomunicações e Saneamento.
Também ocorreram mudanças no quadro executivo da empresa com a chegada de dois novos membros na equipe. O CEO, Rodrigo Kimura, e o Vice-Presidente Internacional, Paulo Afonso Foes, estarão na linha de frente durante o processo de crescimento da empresa para atender ao mercado nacional e ao exterior.
Com este reposicionamento operacional, a Araxá Engenharia ficou classificada em 7ª lugar no ranking entre as empresas projetistas brasileiras com maior variação de receita em 2020/2021.