O envelope deve ser entregue no dia 26 de junho, às 9h30min, na sede do Dnit, em Brasília.
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A Ferrovia Litorânea, que ligará os portos de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul, terá 235,6 quilômetros de extensão e irá integrar a malha da Ferrovia Tereza Cristina à nacional (Imbituba – Araquari).
A obra é vista com bons olhos pelos empresários do Sul do Estado, especialmente de Criciúma é Tubarão, que tem na ferrovia uma expectativa quanto ao aumento da competitividade, com a esperada redução nos custos com o transporte de cargas da região para embarque nos portos catarinenses.
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A melhoria do modal deve atrair mais investimentos para a região, e como consequência, novas vagas de trabalho. Além disso, o transporte ferroviário irá colaborar para desafogar a BR-101, com a redução do fluxo de caminhões carregados.
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Conforme dados divulgados pelo Dnit, estima-se que a revisão e atualização dos Estudos de Viabilidade e ambiental custem R$ 3 milhões e o projeto executivo de engenharia, R$ 15 milhões. O custo total da Ferrovia Litorânea está orçado em R$ 945 milhões. O prazo para a conclusão da obra, após contratação da empresa para a execução, é de dois anos. Além da licitação para a elaboração dos estudos ambientais, está em andamento a licitação para a elaboração do projeto executivo de engenharia, com cinco empresas concorrendo.
Fonte: Estadão