Embrapa fecha parceria com instituições do Reino Unido

A Diretoria Executiva da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu, na semana passada, 27.04, Missão do Reino Unido quando foi anunciada aprovação do projeto “Inglaterra-Brasil: pesquisa com biocombustíveis de segunda geração”.

O Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Esdras Sundfeld, esclarece que, em março deste ano, a proposta do projeto foi elaborada e submetida ao “International Sustainable Devolopment Fund, ISDF”, do “Department of Enviroment, Food and Rural Affairs, DEFRA”.

O projeto, que terá a duração de 24 meses, foi aprovado, na segunda semana de abril, com custo valor total de 300 mil libras esterlinas, em torno de um milhão de reais. A proposta envolve o envio para a Inglaterra de até 15 pesquisadores, por período de 6 meses, visando a realização de pesquisa. As instituições britânicas Rothamsted Research, University of Cambridge, University of Nottingham e University of York já confirmaram a participação no projeto.

A Embrapa e Instituições Parceiras do Serviço Nacional de Pesquisa Agropecuária, SNPA, custearão a metade do valor, referente a salários e encargos dos especialistas que irão participar do projeto. Neste momento, a Embrapa Agroenergia, o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e o Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) estão discutindo os procedimentos para seleção de participantes e acompanhamento do projeto.

Esdras destaca que esta é uma excelente oportunidade de colaboração em pesquisa científica. A iniciativa foi desencadeada pelo Vice-Cônsul de Ciência e Inovação do Consulado Geral Britânico e por Esdras Sundfeld, e contou com a colaboração dos pesquisadores da Embrapa da ARI, Elísio Contini e Washington Silva e do DPD, Luis Fernando Vieira.

O primeiro contato ocorreu, em março do ano passado, durante o evento “Brasil – UK workshop on bioenergy”, promovido pela Embrapa em parceria com o “Biotechnology and Biological Sciences Reserch Council, BBSRC”. Este evento fez parte do Ano Brasileiro – Britânico da Ciência & Inovação. O evento teve como objetivo apresentar um panorama do que é desenvolvido pelo BBSRC no Reino Unido e no Brasil por meio da Embrapa, em especial sobre tecnologias de segunda e terceira gerações em biocombustíveis. Pesquisadores britânicos que participaram do workshop serão integrantes do projeto. Na oportunidade, onde estava presente o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, houve troca de informações referentes aos trabalhos desenvolvidos nestes países.

Desde então várias missões ocorreram entre a Inglaterra e o Brasil, envolvendo a Embrapa, para a cooperação técnico-científica, sendo a bionergia, em especial as tecnologias de segunda e terceira gerações de biocombustíveis, temas de interesse no acordo.

Embrapa Agroenergia
Agroenergia: foco em soluções – da biomassa à energia
Internet: www.cnpae.embrapa.br

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *