Prevendo um aumento da demanda de energiade 9% ao ano, os Emirados Árabes Unidosanunciou que o país começou a construir a suaprimeira planta nuclear. Trata-se do primeiro projetode usina nuclear aprovado entre quatro planejados.Cada unidade gerará 1.400 MW.
A Emirates Nuclear Energy Corp. (ENEC), criadaem 2008 para desenvolver a matriz energéti cano país, disse que o projeto está avaliado em US$20 bilhões.
A planta fi ca localizada na cidade industrial deAl Ruwais, perto do Golfo Pérsico.
A Autoridade Federal de Regulação Nuclearconcedeu licença de construção de duas unidadesnucleares, em um processo que durou quatroanos e resultou em 9 mil páginas de relatório, eque inclui informações sobre a seleção do local dausina, a tecnologia adotada, segurança e o controlede qualidade durante o processo de construção.
A ENEC afi rma que respondeu a mais de 1.800pedidos de informação solicitadas pela agênciareguladora.
A primeira usina deverá fi car pronta em 2017.
O consórcio de projeto e construção é lideradopela Korea Electric Power Co.. Compõem aindao consórcio a Doosan Heavy Industries, HyundaiEngineering & Constructi on, Samsung C&T Corp.e Westi nghouse.
A CH2M Hill é a empresa contratada para gerenciaros projetos das usinas nucleares a seremconstruídas nos Emirados Árabes.
Fonte: Padrão