Premiação na categoria ‘Uso Racional da Água’ foi pela Ecasa modelo, construída em Manguinhos (Serra-ES). O projeto é da Ecasa Construções Sustentáveis, do arquiteto Augusto Alvarenga.
O Sistema Hidráulico Emmeti integra o projeto vencedor do Prêmio Eco 2010, promovido pelo Sindicado da Indústria da Construção do Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), na categoria Uso Racional da Água (para construções até 3 mil m2). O projeto é o da Ecasa Brasil (modelo), construída em Manguinhos (Serra- ES), em 2009, pela Ecasa Construções Sustentáveis, do arquiteto e urbanista Augusto Alvarenga. Os produtos Emmeti que compõem o sistema hidráulico utilizado na casa ecológica incluem o Tubo Multicamadas Água (quente e fria), conexões e a Válvula Misturadora.
A arquiteta Líliam Araújo, contratada pelo Sinduscon para coordenar a avaliação dos inscritos ao Prêmio, destacou, entre as qualidades do Tubo Multicamadas Água Emmeti, o potencial de reciclagem do alumínio (camada interna do tubo) e o fato de ser uma boa alternativa ao uso dos tubos de PVC, devido à toxicidade desse material. O Tubo Multicamadas Água Emmeti é em alumínio revestido interna e externamente por polietileno reticulado (PE-X), um tipo de plástico de engenharia extremamente resistente e atóxico, unidos por camadas de cola especial, compondo o total de cinco camadas (PEX-AL-PEX).
Alvarenga, autor do projeto da Ecasa, ressaltou outros benefícios decorrentes do uso do Tubo Multicamadas Água Emmeti, como a eficiência do sistema hidráulico e consequente economia. Como o tubo é flexível, faz trajetos com curvas, precisamos usar bem poucas conexões. Isso gera menos atrito e mantém boa pressão na rede, o que deixa o consumidor satisfeito com menor quantidade de água. O uso de um mesmo tubo tanto para água quente quanto fria também é importante, pois permite um sistema mais enxuto e eficiente", explica ele.
Lilíam também destacou a válvula misturadora, que mistura água quente e fria para que a água dos banhos já saia dos chuveiros na temperatura certa, evitando desperdício, comum em sistemas com regulagem manual da temperatura (através dos registros de abertura de água quente e fria). Essa Válvula é programada previamente para que a água de consumo já saia na temperatura desejada, o que gera economia de água e também da energia utilizada para aquecer a água (solar, gás, elétrica), uma vez que todo o líquido é aproveitado.
Na avaliação de Alvarenga, entre outras características do Ecasa que viabilizaram o Prêmio estão os sistemas de aquecimento solar de água e de reutilização de água de chuvas e também proveniente de ralos de pias e banhos (após tratamento) para rega de plantas e descarga. Alvarenga comemorou a premiação de seu projeto, que define como "uma proposta 100% pensada em construção ambiental". A Emmeti é parceira no Ecasa Brasil, o que garante o uso exclusivo do Sistema Hidráulico Emmeti.
Neste ano, as Ecasas (projeto e construção) estão sendo comercializadas no Espírito Santo, em São Paulo e em Brasília, mas os planos são de expansão para outros estados. Nesta primeira edição do Prêmio Eco, concluída em Dezembro de 2010, o Sinduscon-ES premiou seis dos dezesseis projetos inscritos, todos já aprovados ou executados no Espírito Santo ou por empresas daquele estado. O objetivo foi premiar as melhores práticas e soluções de projeto e técnicas construtivas que possam reduzir, a curto, médio e longo prazo, os impactos ambientais e que tenham potencial de repetição e senso comercial.
Fonte: Estadão