A Carioca Christiani-Nielsen Engenharia, companhia voltada à realização de projetos de engenharia e execução em diversos setores, como transporte, urbanização, edificações, entre outros, e a Promon Engenharia, empresa de desenvolvimento de projetos, consultoria, integração e implementação de soluções de infraestrutura, combinaram suas competências e experiências em engenharia, gerenciamento de projetos, construção e montagem em uma parceria para atuação conjunta no setor de óleo e gás offshore.
Essa parceria, além de ser pautada em capacitação técnica de excelência, se caracteriza por um importante diferencial: a construção de uma unidade industrial capaz de fabricar equipamentos e módulos offshore para atender aos principais players do setor.
Localizado na Barra do Riacho, município de Aracruz, no Estado do Espírito Santo, o empreendimento visa atender à demanda crescente do setor no país, bem como o aquecimento do mercado naquele estado. O terreno, com acesso ao mar, ocupa um espaço de 100 mil metros quadrados e já tem cumpridos todos os requerimentos necessários, contando, inclusive, com as respectivas licenças para seu funcionamento.
As obras de construção do empreendimento já estão em andamento e a estimativa é que entre em processo de produção a partir de maio de 2012.
De acordo com Eduardo Fontenelle, gerente da Carioca Christiani-Nielsen Engenharia,serão construídos no local módulos para FPSO (Floating Production, Storage and Offloading – Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Descarga), considerado um dos mais indicados para a exploração de óleo e gás offshore, e, posteriormente, se produzirá equipamentos direcionados ao setor. “Os módulos produzidos serão vendidos para as companhias petrolíferas nacionais e internacionais com atuação no Brasil, principalmente àquelas cujo foco está nas regiões das bacias de Campos e Santos”, destaca.
A Carioca Christiani-Nielsen Engenhariae a Promon Engenharia têm projetos em comum em seus portfólios, o que as levou a identificar a oportunidade de atuação em parceria. Segundo Leonardo Lima, gerente da Promon Engenharia, os expertises dessas empresas as tornam complementares, o que se converte realmente em um diferencial para esse tipo de empreendimento.
O anúncio oficial dessa parceria e da concepção da unidade industrial de módulos e equipamentos offshore, será realizado durante o Vitória Oil & Gas, evento promovido pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), que reunirá os principais players do mercado mundial, e acontece de 24 a 26 de outubro, na cidade de Vitória, Espírito Santo.
Fonte: Estadão