O engenheiro Plínio Assmann, que recebe o título de Eminente Engenheiro do Ano (2015), concedido pelo Instituto de Engenharia, é um administrador, mas, sobretudo, um pensador dos rumos da engenharia. Veio da região Oeste de Santa Catarina e formou-se engenheiro mecânico eletricista, em 1956, pela Escola Politécnica da USP.
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Dentre as diversas funções que exerceu em sua trajetória profissional – secretário dos Transportes do Estado de São Paulo, presidente da Cosipa e por aí em diante, a que mais ficou fixada na memória paulistana, foi a de presidente da Companhia do Metrô, no período de 1971 a 1977.
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Foi uma fase pioneira, tanto do ponto de vista do projeto para a implantação da primeira linha (Santana-Jabaquara), quanto da seleção e emprego de técnicas, para o País, absolutamente inovadoras.
Não foi fácil construir na época, o conjunto das obras ao longo de um traçado complexo, sujeito às diversas interfaces do subsolo urbano. Não havia um mapeamento do subsolo, das interferências de toda ordem da rede de serviços. E nada se sabia aqui, de prático, ao menos até aquela data, das técnicas de escavação dos túneis para aquele fim.
Monitorar trabalhadores e máquinas imensas, a cada avanço pelas áreas subterrâneas, onde a cada passo poderiam ser encontradas surpresas, era um trabalho moroso.
Dadas as condições da época – e apesar dos cuidadosos estudos geológicos – tateava-se com medo dos riscos. Afinal, havia todo um acervo do passado histórico a ser preservado, sobretudo na região central.
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E, depois que ele deixou a presidência do Metrô, tomou uma notável iniciativa, voltada para o registro tanto das experiências com a construção do metrô, quanto com os estudos de outros modais de transporte: criou a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), que edita uma revista para a divulgação da cultura da mobilidade urbana.
Fonte: Nildo Carlos Oliveira