ETE São Miguel passa por retrofit para otimizar tratamento de água e redução de riscos ambientais

ETE São Miguel passa por retrofit para otimizar tratamento de água e redução de riscos ambientais

Compartilhe esse conteúdo

A Passarelli, referência em engenharia e construção, lidera as obras de modernização e manutenção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Miguel – uma das maiores estações de tratamento de esgoto de São Paulo, operada pela Sabesp – o chamado retrofit, uma iniciativa essencial para elevar a eficiência e a segurança no saneamento da cidade. As obras têm previsão de duração de 22 meses.

O projeto contempla a substituição de equipamentos e uma reestruturação criteriosa da unidade, garantindo melhorias significativas na qualidade do efluente tratado, com aumento da confiabilidade do sistema de tratamento da estação.

“Nosso compromisso é oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para fortalecer a infraestrutura urbana e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado. Com esse projeto, reforçamos nossa dedicação à modernização do saneamento básico, garantindo mais segurança e qualidade de vida para a população”, afirma Paulo Bittar, CEO da Passarelli.

A modernização da ETE São Miguel está alinhada às melhores práticas do setor, promovendo avanços na gestão de recursos hídricos e na eficiência operacional. Com mais de 90 anos de história, a Passarelli segue consolidando sua atuação em projetos que impactam positivamente a infraestrutura e o desenvolvimento sustentável do país.

“Estamos comprometidos em universalizar os serviços da Sabesp até 2029. Para alcançar essa meta, iremos ampliar e modernizar diversas estações de tratamento de esgoto, incluindo a ETE São Miguel”, afirma Roberval Tavares, diretor de Engenharia e Inovação da Companhia. “Vamos levar saúde, qualidade de vida e dignidade à população paulista”.

A nova gestão da Sabesp, por meio do projeto de universalização, vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para a população dos 375 municípios atendidos pela Companhia. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento (de 2033 para 2029), proporcionando qualidade de vida, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de pessoas enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações. Serão investidos mais de R$ 70 bilhões, conforme anunciado pela Companhia em 2024.


Compartilhe esse conteúdo