Evento promove debate sobre assentamentos informais no mundo

Promovido pela Secretaria Municipal da Habitação de São Paulo, sob a curadoria do arquiteto italiano Stefano Boeri, São Paulo Calling (Jornada da Habitação) é um projeto que se propõe a debater a partir de São Paulo as políticas públicas desenvolvidas em cidades que enfrentam problemas semelhantes relacionados a assentamentos informais: Bagdá, Medelín, Moscou, Mumbai, Nairóbi e Roma.
Entre janeiro e junho de 2012, pesquisas, discussões e uma grande exposição itinerante irão analisar as características, as diferenças e as causas dos assentamentos informais no mundo e farão de São Paulo a capital mundial do debate sobre a transformação de empreendimentos e o caminho para uma correta ação política e urbanística. Ao mesmo tempo, seis laboratórios nos bairros de São Francisco Global, Cantinho do Céu, Bamburral, Heliópolis, Paraisópolis e no centro, vão realçar as experiências práticas e diretas da vida dos moradores.

As jornadas

Cada um dos bairros participantes terá, em períodos distintos, visitas de convidados internacionais que farão palestras, debates e também participarão de feiras livres, festas, torneios de futebol, etc, não apenas para aproximar aqueles que falam da cidade e os que nela vivem, mas também porque os três milhões de habitantes que vivem em assentamentos informais são protagonistas ativos das suas transformações e de teorizações. Nessa linha, os moradores de São Francisco Global receberão a visita de técnicos da capital italiana, enquanto os de Paraisópolis trocarão experiências com os convidados de Mumbai e assim por diante, conforme o calendário abaixo:

27 de janeiro, Centro Cultural São Paulo (abertura da mostra com debate)
28 e 29 de Janeiro, São Francisco Global (região leste)/ Roma
03 e 04 de Março, Paraisópolis (região Sul)/ Mumbai
31 de março e 01 de abril, Cantinho do Céu (região dos mananciais)/ Medelín
05 e 06 de maio, Bamburral (região norte)/ Nairóbi
26 e 27 de maio, Heliópolis (região sudeste) / Moscou
30 de junho e 01 Julho, Região Central (cortiços)/ Bagdá

A exposição

Marca a programação a mostra “Jornada da Habitação (São Paulo Calling)”, a partir do dia 27 de janeiro no Centro Cultural São Paulo (Sala Missão) que depois irá itinerar pelos bairros envolvidos. De conteúdo interativo, a exposição conta com três painéis fixos onde em cada lado serão projetados os conteúdos de uma das cidades participantes (Bagdá, Medelín, Moscou, Mumbai, Nairóbi e Roma). O público interage através de tablets fixados em totens, de modo a permitir que o participante navegue e descubra os aspectos mais interessantes de cada cidade, ao mesmo tempo em que a descoberta é projetada no painel e compartilhada com outros visitantes.
No espaço destinado a São Paulo, haverá mapas, imagens e seis vídeos especiais que contam um pouco a história dos assentamentos e das intervenções na cidade, tudo de modo interativo. Na abertura para convidados, dia 27, um debate entre o curador e o arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães aborda o tema Existe informalidade na cidade contemporânea?

Exposição
De 27/01 a 11/02 – Centro Cultural São Paulo
De 14/02 a 28/02 – São Francisco Global
De 03/03 a 28/03 – Paraisópolis
De 31/03 a 02/05 – Cantinho do Céu
De 05/05 a 23/05 – Bamburral. 
De 26/05 a 27/06 – Heliópolis
De 30/06 a 31/07 – Região Central

Serviço:São Paulo Calling (Jornada da Habitação) – Exposição
Abertura: Dia 27 de janeiro, às 18h30 – Até 11 de fevereiro de 2012.
18h45 – Debate Existe informalidade na cidade contemporânea? Elisabete França (mediador), Stefano Boeri e Sergio Magalhães
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 Tel: 11.3397-4002
De terça a sexta, das 10h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Jornada da Habitação no Jardim São Francisco
28 e 29 de janeiro, das 10h às 17h.
Rua Cinira Apolônio s/n. x Trav. Pietro Torri 88/90 (galpão 1, 2 e 3)
 

Fonte: Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *