Alguns dos principais especialistas mundiais em obras de infraestrutura, fundações, túneis, barragens, estabilidade de encostas, recuperação de áreas ambientalmente degradadas e compactação de aterros estarão reunidos em Pernambuco, neste mês de setembro. Eles vão participar de dois congressos técnicos em Porto de Galinhas, próximo a Recife (PE), entre os dias 15 e 21/9. Dois temas devem merecer destaque: a qualidade dos projetos e obras de infraestrutura e a prevenção a desastres naturais (enchentes e, especialmente, deslizamentos).
“Vamos reunir centenas de especialistas nessas duas áreas e também em outras áreas da geotecnia”, explica o engenheiro Roberto Coutinho, presidente da Comissão Organizadora do Cobramseg 2012 (Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) e do ISC’4 (4th International Conference on Geotechnical and Geophysical Site Characterization). À frente da organização dos dois eventos estão a ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade de Pernambuco e a Universidade Católica de Pernambuco.
“São dois eventos com temática múltipla e que reúnem os melhores engenheiros geotécnicos, os mais destacados geólogos, geólogos de engenharia e outros profissionais ligados à área geotécnica no Brasil e no mundo”. Coutinho explica que a geotecnia está presente em praticamente todos os projetos de engenharia civil, especialmente nas grandes obras de infraestrutura – barragens de hidrelétricas, portos, aeroportos, metrôs, transposição de rios, estabilidade de taludes (encostas), aterros, obras de recuperação de áreas ambientalmente degradadas e fundações em geral.
PREVENÇÃO A DESASTRES NATURAIS
A geotecnia – e todos os profissionais que nela atuam – tem também participação direta na prevenção a desastres naturais. “Trabalhamos juntos com o Congresso Nacional e o governo Federal no detalhamento da lei de prevenção e remediação a desastres naturais, especialmente deslizamentos de terras, que foi recentemente promulgada pela presidente Dilma Rousseff”, conta Roberto Coutinho. “Foi um passo importantíssimo para que possamos implantar posturas e mecanismos técnicos no enfrentamento desse grave problema que provoca centenas de mortes de brasileiros todos os anos, em decorrência de deslizamentos”.
O Cobramseg 2012 terá outro importante foco: a qualidade dos projetos e obras geotécnicas. Roberto Coutinho explica as razões desta escolha. “Obras de grandes dimensões são muitas vezes iniciadas sem que tenham por base a necessária investigação geológica e geotécnica. As surpresas, em casos assim, são quase sempre inevitáveis, resultando em adiamentos e pesados prejuízos para o dono da obra, que muitas vezes é o próprio Poder Público”, explica o engenheiro. “Precisamos de bons projetos e obras fundamentadas segundo rigorosos critérios técnicos, de forma a evitar surpresas, prejuízos e adiamentos – quando não a perda de vidas humanas”.
O encontro da comunidade geotécnica irá acontecer no Summerville Beach Hotel, que foi totalmente reservado para a ocasião. “Estamos trabalhando para que tenhamos dois grandes eventos, complementares e produtivos para a comunidade geotécnica e a sociedade”, ressalta Roberto Coutinho, presidente da Comissão Organizadora do Cobramseg 2012 e do ISC’4. “O objetivo é que esses eventos ajudem no desenvolvimento sustentável, com respeito à natureza e estimulem os bons projetos, beneficiando toda a população”.
Em cada um dos eventos, haverá sete sessões plenárias, 15 sessões paralelas e quatro mesas-redondas no COBRAMSEG (uma mesa-redonda no ISC’4), além de oito palestras especiais. Os eventos contam ainda com uma exposição técnica com 43 estandes, de instituições e empresas nacionais e internacionais. Acesse aqui o site oficial.
INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA
Os eventos chegam a Recife num momento oportuno. A região Nordeste do Brasil está passando por um período de grandes investimentos, grandes obras, como o porto Suape e a transposição do rio São Francisco. Além disso, a última vez que o núcleo nordeste da ABMS recebeu um evento de geotecnia do porte do Cobramseg foi há 20 anos. “É uma oportunidade de facilitar e estimular o aprimoramento profissional e o contato da comunidade geotécnica com o Brasil e o mundo”, destaca Coutinho (foto). “E a engenharia geotécnica nordestina, em especial a de Pernambuco, tem uma forte tradição e alta qualidade”.
O ISC’4 vem ao Hemisfério Sul pela primeira vez. “E nos honra muito que isso aconteça em Pernambuco”, afirma o presidente da Comissão Organizadora. Diante de tantos investimentos e tantas obras, a investigação geológico-geotécnica tem cada vez mais destaque. Coutinho lembra que este tema é fundamental para o bom projeto, a obra sem surpresas, e a ausência de problemas durante a vida útil do empreendimento. “Teremos aqui os maiores especialistas do mundo falando sobre o assunto”.
EXPOSIÇÃO TÉCNICA
O Cobramseg 2012 e o ISC’4 terão um espaço reservado para a exposição técnica, onde empresas do setor de geotecnia apresentarão seus produtos e serviços. Ao todo, serão 43 estandes. Por conta do ISC’4, a exposição técnica contará também com a presença de empresas internacionais na área de investigação geotécnica. “É uma área na qual queremos oferecer a oportunidade de integração e convivência entre os participantes e as empresas”, finaliza o presidente da Comissão Organizadora.
Fonte: Padrão