O aumento da produção do petróleo no País, principalmente com as descobertas do Pré-Sal, fez surgir novos desafios, tanto econômicos quanto tecnológicos. Riscos de acidentes, investimentos necessários, mitigação ambiental são alguns dos problemas que precisam ser considerados. Diante dessa realidade, o Centro de Estudos em Energia e Sustentabilidade da Fundação Armando Alvares Penteado (CEES-FAAP), em cooperação com o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e o Instituto de Energia e Eletrotécnica da USP, resolveu debater o tema. Dessa parceria surgiu a ‘Conferência Internacional do Petróleo’, que será realizada em 26 de março (segunda-feira), na FAAP.
De acordo com o prof. Francisco Paletta, diretor da Faculdade de Engenharia da FAAP, as descobertas e exploração de grandes jazidas na plataforma continental garantiram ao Brasil a condição de grande produtor de petróleo, além de impulsionar o desenvolvimento tecnológico em um nível comparável aos países nas regiões do Mar do Norte e do Golfo do México. “Mas as recentes descobertas impõem enormes desafios, que envolvem desde questões de desenvolvimento e gestão tecnológica, ao impacto macroeconômico e ambiental”, completa Paletta.
Com o tema ‘O Futuro do Petróleo nas Américas’, o evento terá a participação de especialistas internacionais, como o diretor de Estudos Globais do Bauer College da Universidade de Houston (EUA), Tyler Priest, e de representantes de empresas e organizações do setor, como Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Agência Nacional do Petróleo, Banco Credit Suisse, Det Norske Veritas (DNV), Booz & Company, Rolls Royce, Siemens, Cenbio, entre outros.
Estarão presentes ainda o diretor do Instituto Fernand Braudel, Norman Gall, e o físico José Goldemberg, diretor do Centro de Estudos em Energia e Sustentabilidade da FAAP. O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, e o presidente do IBAMA, Curt Trennepohl, também marcarão presença no evento.
Voltado a estudantes, empresários, funcionários do governo, técnicos, pesquisadores, especialistas e profissionais da área de energia, o evento será aberto ao público mediante inscrição até o dia 23/03 no hotsite www.faap.br/cees/petroleo. A entrada é gratuita.
Fonte: Padrão