Com a inauguração da fábrica da Cooper Power Systems, ocorrido na segunda-feira (12), em Porto Feliz (a 110 km da capital paulista), o Estado de São Paulo passa a abrigar uma fábrica de alta tecnologia capaz de produzir equipamentos que contribuirão para a otimização, expansão e manutenção da infraestrutura elétrica de distribuição de energia do Brasil e exterior. A nova fábrica, que envolveu investimentos de R$ 60 milhões e já emprega 150 funcionários, marca o início da produção local de capacitores de potência e reguladores de tensão, além da ampliação da produção de religadores.
“Sem dúvida, é a fábrica mais moderna desses tipos de equipamentos no Brasil e, potencialmente, no mundo. Reunimos todo o aprendizado em termos de melhoria de processo e qualidade das nossas fábricas nos Estados Unidos e Ásia, a resultante disso é a conquista literal do estado da arte na produção dos capacitores e sistemas de compensação reativa, reguladores de tensão e religadores”, enfatiza o vice-presidente da Cooper Power Systems na América Latina, Flavio Marqueti.
Localizada no km 125 da rodovia Marechal Cândido Rondon, a nova fábrica ocupa um terreno de 92 mil m² e possui 10 mil m² de área fabril que se somam aos 2,5 mil m² destinados aos escritórios da empresa.
“A Investe São Paulo apoiou a empresa na localização de áreas para instalação no Estado, além de oferecer assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura”, explica o presidente da agência, Luciano Almeida. Segundo ele, antes de optar pela cidade, a empresa norte-americana considerou outros três estados brasileiros e escolheu Porto Feliz porque possui um conjunto de facilidades, desde logística para o escoamento da produção até disponibilidade de mão de obra qualificada.
Outro aspecto decisivo foi o apoio da prefeitura local. "Porto Feliz preparou-se para o atual momento, em que investimentos de grande porte estão chegando à cidade devido a suas boas condições, tanto geográficas quanto de infraestrutura. Com a criação de uma secretaria voltada para o desenvolvimento econômico, colocamos a ‘Terra das Monções’ na rota dos grandes empreendimentos”, diz o prefeito do município, Cláudio Maffei.
Já o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Esquerdo Junior, explica que, além da infraestrutura e das leis de incentivo fiscal e financeiro oferecidas pela cidade, é disponibilizada a qualificação da mão de obra de acordo com a necessidade do empreendimento que vai se instalar no município, tal como aconteceu com a Cooper. "A Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável e a Investe SP estão em perfeita sintonia, prontos a atender os investidores em Porto Feliz por meio de colaboradores treinados, que fornecem informações com agilidade e respondem todas as demandas das empresas", afirma Junior.
Com a nova planta, a Cooper – que já conta com operações em Campinas, Itu e Sorocaba – está expandindo sua linha de religadores, existente no Brasil há 17 anos, ao iniciar localmente a produção de capacitores e sistemas de compensação reativa e reguladores de tensão. “Além desses produtos, a expansão servirá como base de desenvolvimento e comercial para os negócios e tecnologias inovadoras de smart grid, tais como medição inteligente e remota de energia, controle de demanda, sensores inteligentes, automação de subestações e sistemas de reconfiguração automática de rede entre outras. A unidade servirá ainda como plataforma para outras divisões da Cooper Industries tais como Cooper Lighting, Cooper B-Line, Cooper Wiring Devices e Cooper Safety”, finaliza Marqueti.
Fonte: Padrão