Feicon 2019: novidade da feira é um projeto de casa industrializada

A Feicon Batmat, aberta nesta terça (9/4), em São Paulo (SP), tem como uma das novidades a apresentação de projeto de construção de uma casa industrializada em 24 horas.

De acordo com Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, consultoria de sustentabilidade na construção civil e integradora do projeto, o conceito é baseado no lean construction, ou construção enxuta.

A proposta é desenvolver a construção da unidade com paredes de concreto estruturais pré-fabricadas, evitando o chamado “empilhamento de blocos de parede”, agilizando a obra. A casa padrão tem 45.6 m², com sala, dois quartos, cozinha e banheiro.

Luiz Henrique acredita que o projeto demonstra viabilidade de construção de casas com alta produtividade, sem gerar resíduos. A casa é entregue com sistemas elétrico e hidráulico montados, instalação de gás, pintura interna, além de portas e janelas.

De acordo com o diretor, um conjunto residencial de 500 casas, por exemplo, uma equipe aplicando a metodologia utilizaria um terço do tempo gasto pela construção tradicional do mesmo número de unidades.

O custo de uma casa padrão e feita dentro de uma linha de produção de um conjunto residencial com 500 unidades é avaliado em cerca de R$ 90 mil.

Martin Schwark, responsável técnico da Kronan, empresa finlandesa fornecedora do sistema construtivo do projeto, explica que as paredes da casa são um misto de pré-fabricado de concreto e light steel frame, este último usado nas divisórias internas.

A laje é pré-fabricada de concreto e a cobertura possui uma estrutura metálica e telha. O banheiro é fechado também com paredes de concreto.

A ligação das paredes estruturais é feita com laços de cabo de aço e barra longitudinal coberta com um concreto especial chamado grout tixotropico. Um guindaste de 60 t dá suporte ao erguimento das peças pré-fabricadas de concreto.

Segundo Martin, um residencial de 500 casas pode ser construído em seis meses com a metodologia.

As estruturas pré-fabricadas de concreto deste projeto são fabricadas na unidade industrial da Kronan, em Itupeva (SP).

Uma casa está sendo erguida na Feicon e promete ser entregue concluída e mobiliada até quinta (11/4).

A Inovatech informa que este padrão de construção industrializada atende a faixa de financiamento do programa Minha Casa Minha Vida.

O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório Rubio & Luongo Arquitetura. Entre as empresas participantes deste projeto, estão ainda a Falcão Bauer, RGK Engenharia, Atai Engenharia, Makinstal, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *