M&T Expo 2009 mobiliza a indústria mundial de máquinas para construção e mineração
e confirma o potencial da América Latina em oportunidade para investimentos
em infraestrutura e para a realização de novos negócios
A M&T Expo 2009 – 7a Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 5a Feira Internacional de Equipamentos para Mineração, promovida pela Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema), de 6 a 20 de junho, em São Paulo, acontece em um momento singular: em meio à mais severa crise financeira mundial dos últimos 80 anos, e quando as medidas adotadas pelos países abalados pelos seus efeitos desastrosos, buscando a retomada do equilíbrio econômico, começam a dar os primeiros resultados. É nesse momento, também, que os países da América Latina são vistos como parte do processo de redução dos impactos da crise, uma vez que todos demandam grandes volumes de obras de infrastrutura, geradoras de emprego, propulsoras de desenvolvimento e consumidoras de máquinas e equipamentos para a construção pesada.
Nesse contexto, cresce a importância da feira como espaço para a apresentação, ao mercado da América Latina, das novidades tecnológicas e últimas tendências na engenharia de máquinas, equipamentos, serviços e insumos para a construção e mineração. De acordo com os organizadores do evento, a feira deste ano está 25% maior em relação à sua última edição, de 2006. Estima-se que o número de visitantes ultrapasse os 40 mil, vindo de toda a América Latina.
Serão cerca de 52 mil m2 do Centro de Exposição Imigrantes, onde estarão 395 expositores e 480 marcas. Além das fabricantes instaladas no Brasil, marcarão presença fornecedores de 18 países. Os asiáticos que vêem no Brasil um mercado extremamente promissor, ocuparão cerca de 20% do espaço total, 15% a mais em relação à feira anterior, o que demonstra o crescimento do interesse pelo mercado brasileiro e latino-americano.
Esse crescimento também é indicativo do reconhecimento, pelos expositores estrangeiros da importância estratégica da M&T Expo para o fechamento de novos negócios. A expectativa da Sobratema é de que haja um crescimento de 13% sobre o volume de negócios da última edição da feira, quando foram vendidos cerca de 61 mil equipamentos.
A grande expectativa é para os lançamentos e para o tradicional show de máquinas que os fabricantes sempre realizam na área externa, quando o público tem a oportunidade de conhecer as novidades tecnológicas que agregam produtividade, segurança, rapidez e respeito ao meio ambiente.
Já confirmaram presença marcas renomadas como a Ciber, Case, Caterpillar, Cummins, Komatsu, Hyundai, Goodyear, New Holland, Terex, Scania, Volvo e Randon.
Veja a seguir um pouco do que está reservado para os visitantes da feira.
Fonte: Estadão