A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (31) a concessão de cinco novos trechos de rodovias. No pacote foram incluídas a Ponte Rio-Niterói; a BR-163, entre Sinop (MT) e Miritituba (PA); a BR-364 entre Rondonópolis e Goiânia pela 060 (a chamada "rota da soja"); a BR-364 GO/MG; e a BR-476 entre as BRs 153, 282 e 480, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O anúncio foi feito durante solenidade em que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Triunfo Participações e Investimentos (TPI) assinaram contrato de concessão das BR-060, BR-153 e BR-262, no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. A concessão, com extensão de 1.176,50 km, ligando Brasília (DF) a Betim (MG), vai gerar investimentos de R$ 7,15 bilhões ao longo de 30 anos.
A concessionária deverá duplicar 647,8 km nas BR-153/MG (do entroncamento com a BR-365/MG até a divisa MG/SP) e BR-262/MG (do entroncamento com a BR-153 até Nova Serrana). Os outros 528,7 km concedidos já estão duplicados. Estima-se que a iniciativa privada desembolsará R$ 1,639 bilhão nessas obras.A Triunfo arrematou em dezembro o lote composto pelas rodovias.
A tarifa oferecida pela concessionária foi de R$ 0,02851 por km, o que representou um deságio de 52% em relação ao teto de R$ 0,05940.
Este é o segundo lote rodoviário do Programa de Investimentos em Logística (PIL) a ter seu contrato assinado. Em dezembro, o consórcio Planalto formalizou com a ANTT contrato para a concessão da BR-050 em Goiás e Minas Gerais.
Exploração rodoviária
Além disso, o Programa de Exploração Rodoviária também define nos cinco primeiros anos a implantação de 84 interseções, 38 passarelas, 11 melhorias em acesso, além de 36,5 km de vias marginais em travessias urbanas. Os investimentos dos cinco primeiros anos, incluindo as duplicações, deverão chegar a R$ 3,98 bilhões.
Até o final da concessão, também deverão ser implantadas outras 16 interseções, seis passarelas, duas melhorias em acesso, além de seis km de vias marginais e um contorno de 30 km em Goiânia (GO).
O valor estimado desse contorno é de R$ 151,4 milhões. Além de realizar essas obras, a vencedora deverá investir na recuperação, na manutenção e na conservação da rodovia em todo o trecho concedido, além de oferecer diversos serviços aos usuários e implantar terceiras faixas em pista duplicada quando o volume de tráfego exigir.
Até o quinto ano do contrato de concessão, a concessionária deverá efetuar intervenções estruturais e melhorias funcionais e operacionais nos demais elementos da rodovia.
Fonte: Ministério dos Transportes