Em um pacote fiscal destinado a estimular a economia, o governo federal anunciou a redução de alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção. A medida, embora reduza a arrecadação em mais de R$ 1 bilhão, tem como objetivo principal impulsionar o setor e gerar um impacto positivo ainda maior no Produto Interno Bruto (PIB).
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que inclui, por exemplo, a prorrogação do IPI reduzido para veículos por mais três meses. O foco na construção civil, no entanto, é a grande novidade, mirando um dos setores mais importantes para a retomada econômica.
Redes de Lojas Prometem Repassar a Redução aos Consumidores
Grandes varejistas de material de construção já se comprometeram a repassar a redução do IPI diretamente aos consumidores assim que a medida entrar em vigor. De acordo com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), a queda nos preços de cerca de 30 itens essenciais será, em média, de 5% a 8,5%.
Claudio Conz, presidente da Anamaco, afirma que a mudança será rápida. “Em 48 horas, teremos empresas anunciando os novos preços. Em uma semana, isso será uma realidade em quase todo o setor”, garante. Para atrair o consumidor, redes como a Telhanorte planejam reduzir os preços antes mesmo de receber novos estoques com a tributação menor.
Segundo Marcelo Roffe, diretor de Mercadorias e Marketing da Telhanorte, os produtos com preços reduzidos serão facilmente identificados nas lojas. Essa estratégia busca aquecer as vendas de imediato e iniciar uma competição positiva entre as grandes redes de varejo.
Fonte: Estadão





