O escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados (GPA&A) venceu o Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura para o novo Centro Administrativo do Município de Belo Horizonte. O resultado foi divulgado na terça (22/07) em sessão pública na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, em Belo Horizonte. O GPA&A receberá R$ 200 mil como prêmio, além de desenvolver todas as etapas do projeto.
A proposta vencedora do GPA&A foi a de um edifício transparente de linhas horizontais que se ergue sobre um vão de 20 metros, criando uma grande praça pública, integrando os espaços de pedestres e preservando o patrimônio arquitetônico da cidade. O prédio terá 80 metros de altura, com 18 andares.
O novo Centro Administrativo será erguido por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), estimada em R$ 450 milhões, segundo o jornal Folha de S.Paulo. A construção será feita num terreno de aproximadamente 100 mil m², hoje ocupado pelo estacionamento do terminal rodoviário da capital. A previsão é de que 63 unidades administrativas (entre secretarias, fundações e autarquias) sejam transferidas para a futura sede da Prefeitura.
Cerca de 14 mil m² serão destinados a acessos, estacionamentos, bicicletários e áreas externas. As áreas especiais (auditórios, salas de reuniões, área de atendimento ao público, áreas de convivência, etc.) deverão ter 8 mil m² e a área administrativa, 75 mil m².
O local escolhido para a construção da nova sede do Executivo Municipal, que terá capacidade para abrigar até 10 mil servidores, é estratégico. Lá estarão concentrados vários modais de transporte, como a Estação de Metrô da Lagoinha, a futura integração da linha 3 de metrô, o futuro Terminal de Integração Modal (atual rodoviária), além do BRT Move.
A previsão é de que 63 unidades administrativas sejam transferidas para a futura sede da Prefeitura, com capacidade para abrigar até 10 mil servidores
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte / GPA&A / Folha de S.Paulo