Na próxima segunda-feira (6 de fevereiro), começa a montagem de uma grua da Locar, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que vai auxiliar na construção de uma ponte estaiada que servirá de ligação com o aeroporto do Galeão, obra desenvolvida pelo consórcio Transcarioca.
A montagem da grua, com altura de 55 m e lança de 50 m, deve ser concluída na primeira quinzena de março e o equipamento ficará em operação por um ano. Trata-se de uma grua Terex modelo CTT91, com capacidade de ponta de 1,4 t, montada sob chumbadores.
O corredor batizado de Transcarioca terá 28 km e ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim. A obra inclui dois mergulhões, quatro viadutos, uma passagem inferior e a urbanização da área adjacente. A estimativa de custo total é de R$ 1,3 bilhão, já incluindo a parte 2 (continuação da via entre a Penha e o aeroporto, na Ilha do Governador). A obra deve estar concluída em três anos. A nova via expressa, que permitirá que o trajeto Barra-Penha seja reduzido em 49 minutos, atenderá a cerca de 350 mil passageiros por dia, passando por Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Penha, sem contar a extensão até o aeroporto.
Fonte: Padrão