O quarto trimestre de 2011 garantiu para a Haulotte Group € 82,2 milhões em vendas consolidadas, um aumento de 13% em comparação com o mesmo período do ano passado, que somou € 72,5 milhões. O segundo semestre do ano passado teve um aumento de 17% em comparação com 2010. O negócio se manteve relativamente forte durante o final do ano, apesar das incertezas no cenário macroeconomico mundial. Mesmo assim, o ano de 2011 contabilizou uma receita de € 307 milhões, que se comparada a de € 250 milhões de 2010, teve um aumento de 23%. E esse aumento foi registrado em todos os setores da companhia, principalmente no de aluguéis.
As vendas aumentaram em todas as regiões geográficas entre 2010 e 2011. A América Latina registrou um crescimento de 77% e a Ásia 48%. A Europa, que é responsável por dois terços das vendas mundiais, teve um acréscimo de 19%. Nos Estados Unidos, o aumento foi de apenas 5%, em um mercado onde os principais players voltaram a investir em 2011.
Durante o segundo semestre de 2011, o nível de atividades permitiu que a Haulotte Group se mantivesse acima do ponto de equilíbrio operacional no período.
Apesar dos clientes-chave europeus estarem aguardando desde o verão de 2011 para realizar encomendas maiores, a necessidade de renovação da frota na Europa e o sinal positivo de mercados emergentes dão suporte às perspectivas de negócios da Haulotte Group e permite à empresa crescer duplo dígito para 2012.
A Haulotte Group chegou a um acordo com banqueiros para estender o período de férias de certos compromissos até 30 de junho de 2012 e, na próxima primavera, abrirá as discussões com os bancos parceiros para renovar a linha de crédito que expira em julho de 2013.
Receita Setorizada (€ mil) |
2011 |
2010 |
Câmbio |
Venda de equipamentos |
233,1 |
186,3 |
+ 25% |
Aluguel de equipamentos |
42,7 |
37,2 |
+ 15% |
Serviços |
31,1 |
26,5 |
+ 17% |
Total |
306,9 |
250,0 |
+ 23% |
Fonte: Padrão