Holcim fornece cimentos especiais para obra ssinada por Oscar Niemeyer

A Holcim desenvolveu uma solução tecnológica para ser utilizada na primeira etapa da construção do novo Centro Administrativo de Minas Gerais – Palácio do Governador. Como a maioria dos elementos estruturais do prédio é dimensionada para concreto protendido (necessário para construir o maior vão livre em concreto no mundo, de 130 metros de comprimento), a Holcim desenvolveu um concreto especial auto-compactante que garante ao cliente um ganho de 30 a 45 dias no prazo de execução da obra.

Para a execução da obra, a Holcim será responsável pelo fornecimento de 65% do volume total de concreto utilizado na construção do Centro Administrativo (ou 75 mil metros cúbicos de concreto para um volume total necessário de 115 mil metros cúbicos); e de 58% do cimento total, um volume de 27 mil toneladas, dentro das 48,3 mil toneladas necessárias. A conclusão da primeira etapa está prevista para o início de 2009. Atualmente, a obra é uma das mais importantes em construção no Estado de Minas Gerais, com custo previsto de R$ 900 milhões, e uma área construída de 800 mil metros quadrados, que deve abrigar cerca de 10 mil funcionários.

Tecnologia de ponta

O portfólio de cimentos da Holcim foca o desenvolvimento de cimentos e concretos especiais de alta tecnologia, que atendem aplicações específicas de engenharia. No caso da obra assinada por Oscar Niemeyer que propõe desafios de engenharia e arquitetura, a Holcim forneceu concretos elaborados com o cimento Duracem, que proporcionam alto desempenho de durabilidade e desenvolvimento de altas resistências iniciais e finais, fatores fundamentais para que a obra possa ser construída dentro do cronograma sem comprometer a qualidade.

O cimento Duracem foi desenvolvido para superar grandes desafios da engenharia que exigem características de alta performance na produção de concretos de elevada durabilidade e resistência mecânica. Atualmente, o cimento Duracem é o de maior resistência mecânica aos 28 dias de cura do mercado brasileiro. Como características especiais do produto se destacam o processo de utilização da composição ternária (mistura de três produtos de alta reatividade) já incorporadas em sua formulação e elevada homogeneidade de produção
Outro aspecto diferenciado é o fato do cimento Duracem ter pré-adição de Metacaulin, material pozolânico (formado por sílica ativa, cinza volante e outros), garantindo ao cimento uniformidade na produção e ganhos como ótima compacidade, resistência em ambientes agressivos, alta durabilidade, além de eliminar o trabalho de adição manual de sílica ativa na obra. A Holcim ainda fornece cimento CPV ARI RS, que também possui excelentes qualidades relacionadas a altas resistências iniciais, finais e aspectos de durabilidade.

Outra novidade tecnológica da Holcim e que está sendo utilizada na obra é o microcimento – cuja técnica de aplicação Sistema Microinjet foi também desenvolvido pela cimenteira para uma aplicação eficaz do produto. O microcimento é composto por materiais feitos à base de clínquer finamente micropulverizado, com baixo diâmetro médio de partículas e distribuição granulométrica uniforme. Por ter uma estrutura bastante complexa, a obra tem utilizado o microcimento, principalmente, nas caldas de injeção durante a aplicação do concreto protendido.
As principais vantagens referem-se ao alto desempenho mecânico em pouco tempo de aplicação e na qualidade da calda formada durante sua aplicação. O microcimento preenche com facilidade os espaços dentro de uma estrutura de concreto.

Os cimentos especiais para a obra do Centro Administrativo de MG estão sendo fornecidos pela unidade da Holcim de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. Para atender ao cliente com qualidade, a empresa tem disponível no local uma equipe técnica voltada para desenvolver soluções técnicas para o concreto a ser utilizado, visando atender os aspectos de durabilidade, aplicação e rapidez que a obra exige.

 

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *