Hyundai inaugura primeira fábrica fora da Ásia

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A divisão de máquinas de construção da multinacional sul-coreana investiu US$ 175 milhões no projeto
Augusto Diniz – Itatiaia (RJ)

AHyundai Heavy Industries inaugurou no final de abril, em Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, a sua primeira fábrica fora do continente asiático. A unidade irá produzir anualmente 3 mil máquinas – até o final de 2014 a meta é alcançar a produção de 4 mil máquinas. O local será base para atuação da empresa na América Latina, com 40% da produção atendendo o mercado brasileiro e o restante os outros países do continente.

A produção se centrará em escavadeiras (de 14 t a 38 t), pás-carregadeiras (modelos 730, 740, 757 e 760) e retroescavadeiras (modelos 930 e 940). No ano que vem, a empresa espera também produzir empilhadeiras. A fábrica deverá gerar 500 postos de trabalho.

Byeung Ku Choe, CEO da Hyundai Heavy Industries

Apesar da desaceleração da economia global, o presidente mundial da Hyundai Heavy Industries, Byeung Ku Choe, mostrou confiança com a nova fábrica. “O mercado tem oscilações. Vamos superar esta fase”, afirmou no evento de inauguração da planta. O executivo acrescentou que o pós-venda está estruturado na própria unidade fabril.

A Hyundai tem meta de vendas de US$ 320 milhões esse ano no Brasil, incluindo máquinas importadas. A BMC, que representa a marca no Brasil, é parceira do negócio com 15% de participação.

“Vamos estar mais perto do mercado consumidor”, disse sobre a nova fábrica Felipe Cavalieri, presidente da BMC. O executivo explica que a unidade vai permitir ao mercado obter financiamento para compra de máquinas por meio do Finame (linha de crédito concedida pelo governo para incentivo de aquisição de máquinas nacionalizadas).

Felipe Cavalieri, presidente da BMC

A empresa ainda negocia com seis empresas a instalação de unidades próximas à fábrica para fornecimento de componentes à marca.

A construção

A nova unidade industrial, ocupando uma área de 562 mil m² (área construída de 52 mil m²), teve início de construção em outubro de 2011, com os serviços de terraplenagem. As obras civis, iniciadas em maio de 2012, e a montagem industrial levaram exatos um ano. No pico, a unidade envolveu 500 operários.

Planta geral da fábrica da Hyundai de 52 mil m²

“De fato, os trabalhos civis e de montagem eletromecânica foram 10 meses. Dois meses foram serviços de acabamento de interior, pintura, finalização da cobertura”, relata o engenheiro responsável pela obra, o sul-coreano Schneider Park.

A fábrica foi toda erguida em estrutura pré-moldada, com cobertura e fechamento metálico. As principais obras civis ficaram a cargo da Toti Engenharia e Construções e KVG Engenharia. Foram instaladas 89 pontes rolantes na área industrial da planta, de 3,2 t a 20 t.

Os trabalhos civis e de montagem industrial foram gerenciados pela Hyundai Amco, empresa de engenharia e construção do grupo Hyundai. A firma foi responsável pelas obras da nova fábrica de carros da marca em Piracicaba, interior de São Paulo, inaugurada ano passado – a Hyundai possui outra fábrica de veículos no Brasil, localizada na cidade de Anápolis, em Goiás, mas a operação é em regime de licenciamento concedida à empresa 100% nacional Caoa.

A próxima fábrica de um grande grupo sul-coreano a ser inaugurada no Brasil é da Doosan, em Americana, no interior de São Paulo, em maio. Inicialmente, a nova planta fabricará escavadeira hidráulica. Os investimentos dessa planta alcançam cerca de US$ 80 milhões.

Ficha técnica – fábrica Hyundai Heavy Industries

Investimento – US$ 175 milhões
Área total – 562 mil m²
Área construída – 52 mil m²
Projeto – Minerbo Fuchs Engenharia
Gestão da obra – Hyundai Amco
Obras civis – Toti Engenharia e Construções e KVG Engenharia
Estrutura de cobertura – Codeme
Montagem elétrica – Futura Soluções Elétricas
Pontes rolantes – GH
Acabamentos – World Space
Topografia – AC Top
Terraplenagem – Holbrás

Fonte: Revista O Empreiteiro


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