Após um ano de trabalho, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) está prestes a aprovar a atualização do regulamento de concursos de projetos para torná-lo mais simples e eficaz. O documento foi apresentado pelo presidente do IAB-RS, Thiago Holzmann, na reunião da direção nacional da entidade, dia 18 de janeiro, na sede do IAB-RJ. O texto final, tão logo seja concluído, será submetido à votação em abril próximo.
Holzmann explica que o atual regulamento de concursos do IAB é muito minucioso, o que dificulta sua aplicação. O novo documento aproxima-se do regulamento de concursos da União Internacional de Arquitetos (UIA), órgão consultivo da Unesco.
"A revisão e a simplificação do regulamento certamente contribuirão para que os departamentos estaduais tenham uma atuação mais unificada e coerente na realização de suas competições. Além disso, a aproximação com o regulamento do UIA vai conferir um respaldo internacional importante aos nossos concursos”, afirma Holzmann.
Para o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, a “o regulamento de concursos da UIA é referência em todo o mundo. Por isso, precisamos seguir esse modelo e fazer as adaptações necessárias a nossa legislação”.
Os participantes da reunião da direção nacional sugeriram incluir no documento a criação de uma comissão de concursos permanente para acompanhar as competições organizadas pelos departamentos estaduais do IAB. Para o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), conselheiro vitalício Haroldo Pinheiro, “é preciso garantir a expertise do IAB na realização de competições e a instituição da comissão é um passo importante nesse caminho."
Fonte: Redação OE