Com melhor custo benefício e versátil, a solução pode ser utilizada em diversos tipos de solos e obras
A estaca helicoidal, apesar de ser uma solução utilizada no Brasil há mais de 20 anos, ainda possui um nicho de utilização muito restrito em comparação com outros países. Projetada com materiais de alta resistência contra corrosão e de fácil instalação, representa uma ótima solução para obras com prazos de aplicação reduzidos, onde há a necessidade de executar à fundação de uma maneira mais rápida, ou ainda, quando existe uma limitação logística de acesso ao local da obra.
A Incotep, divisão do Grupo Açotubo que atua no desenvolvimento de sistemas de protensão e ancoragem de alta qualidade, utilizados em aplicações geotécnicas e estruturais, possui em seu portfólio estacas helicoidais desenvolvidas de acordo com as necessidades dos projetos, podendo ser produzidas conforme as cargas específicas de cada empreendimento.
De acordo com Marcelo Starling, gerente comercial da empresa, essa solução pode ser utilizada em diversos tipos de obras e proporciona uma série de benefícios ao empreendimento.
“Há muitas vantagens da utilização das estacas helicoidais na construção civil, como baixo custo do equipamento de instalação, possibilidade de desinstalação, execução independente do nível do lençol freático e das condições climáticas, aferição da capacidade de carga após a instalação e alta produtividade”, destaca.
Ainda de acordo com o profissional, a solução não utiliza concreto, possui baixo impacto ambiental (ruído, vibração e escavação) e logística simplificada para instalação.
“Além das estacas helicoidais, a Incotep possui acessórios variados desenvolvidos para o uso da solução. Nosso objetivo é oferecer a solução e não só o produto, por isso, pensamos no projeto como um todo”, conclui Starling.
Em uma participação no quadro “Espaço Corporativo” da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Starling abordou o tema, fornecendo exemplos práticos de quais os principais benefícios da utilização desse tipo de solução. Para conferir a apresentação na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=RVGsHtX-q9M