O resultado de março é creditado em boa parte ao comportamento do setor de açúcar e álcool.
Mas um saldo positivo no mês não ocorria há cinco meses – afirmou Paulo Francini (Foto: Vítor Salgado/Fiesp), diretor-titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da entidade.
buy propecia generic gaetzpharmacy.com/propecia.html no prescription
Para ele, o dado sem ajuste sazonal indica uma melhora depois de um longo período de variações negativas, que se intensificaram no final do ano passado, e cujos efeitos persistiram nos dois primeiros meses de 2009.
Em termos ajustados sazonalmente, o resultado seguiu negativo (-0,20%). No primeiro trimestre do ano, o saldo de empregos contabilizou perda de 66,5 mil vagas industriais (-2,73%). Em relação a março de 2008, foram menos 133 mil postos de trabalho no setor (-5,34%).
O setor sucroalcooleiro empregou 27 mil trabalhadores em março (1,11%), contra um saldo negativo de quase 20 mil vagas (-0,80%) nos demais setores da indústria. Já a variação sobre o total de empregos criados pelos setores ligados a açúcar e álcool no mês anterior foi de 23,3%. Na mesma base de comparação, os demais segmentos recuaram 0,9%.
Para Francini, o comportamento do setor sucroalcooleiro deste março foi relativamente atípico em relação a anos anteriores: enquanto a elevação setorial foi de 23,3% ante fevereiro, no mesmo mês de 2007 e 2008 a variação ficou em 7,1% e 12,6%, respectivamente.
De certa forma, antecipou-se para março o grande salto que ocorre no mês de abril, comparativamente a anos anteriores.
buy stromectol generic gaetzpharmacy.com/stromectol.html no prescription
Isso significa que as usinas iniciaram mais prontamente a fase de colheita – explicou, acrescentando que o motivo da antecipação da produção, em grande parte, foi a necessidade de geração de caixa na atual conjuntura de escassez de crédito.
buy clomid generic gaetzpharmacy.com/clomid.html no prescription
Fonte: Estadão