A Inova BH, empresa da Odebrecht Properties, utiliza a metodologia Light Steel Frame (LSF) na construção das 32 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. A obra é resultado de Parceria Público Privada para a construção e operação de serviços não pedagógicos de ensino da rede municipal.
O sistema construtivo Light Steel Frame utiliza o aço galvanizado, de baixo peso, como principal elemento estrutural, além de lã de vidro, que dá conforto térmico e acústico às placas cimentícias. Padronização do processo construtivo, facilidade e rapidez na montagem estão entre os benefícios do sistema. Segundo a Odebrecht, o método permite que cada escola fique pronta em oito meses, menor que o período de construção tradicional, entre 18 a 24 meses.
A empresa ainda ressalta que o sistema adapta-se a qualquer projeto arquitetônico, o que inclui curvas, por sua facilidade de modulação e ampliação das possibilidades de uso do espaço, com flexibilidade de layouts. Por isso, foi escolhido para ser usado nas escolas, pois atende o modelo arquitetônico do projeto, que prevê recortes e curvas.
Fonte: Redação OE