Inovação tecnológica a serviço da construção e infraestrutura

Pablo Mazzotti

A inovação é um dos principais caminhos para tornar o gerenciamento de uma obra mais organizado, eficiente e transparente. As ferramentas podem ser usadas em todas as etapas de um projeto e permitem acompanhar o andamento das obras em tempo real e a longas distâncias. O compartilhamento de informações ficou mais ágil e os cálculos mais precisos. Tudo isso permite tomadas de decisão mais rápidas em situações em que a correção de rota é necessária, evitando inclusive retrabalhos que geram novos custos e atrasos no cronograma.

Aqui no Bureau Veritas, o uso dessas tecnologias já são uma realidade. Um exemplo são os drones aéreos e terrestres que trazem agilidade à inspeção de obras e vantagens como mapeamento da área, acompanhamento do progresso, monitoramento da segurança do trabalho e ainda inspeção de qualidade em locais de difícil acesso.

A tecnologia mobile é um caso de como ações simples, que já estão na rotina das pessoas, fazem toda a diferença quando aplicadas em uma obra. As fichas de inspeção, antes preenchidas em papeis, hoje são todas feitas diretamente no celular ou tablet e inseridas instantaneamente em nossa plataforma Primanager, onde o cliente consegue verificar e utilizar as informações em tempo real e filtrá-las de modo estratégico. O uso da mobilidade para inspeção em campo, além da geração de relatórios e dashboard automáticos com base nos dados coletados, possibilitam uma redução entre 20% e 25% na jornada de trabalho da equipe de um projeto.

O Primanager é nossa plataforma de gerenciamento de projetos desenvolvida internamente que engloba as melhores ferramentas e práticas internacionais, integrando o Project, o Primavera e o SAP, entre outros programas. Os resultados obtidos junto a nossos clientes a tornou umas das principais ferramentas do Grupo, já sendo utilizada em pelo menos dez países, além do Brasil. É com ela que conseguimos integrar cronograma, aferição de fornecedor, diário de obra e acompanhamento de qualidade, entre tantos outros dados.

A história deixa claro que a tecnologia, quando bem utilizada, é promotora de grandes revoluções. Fora dos escritórios, quando introduzidas em campo, são aliadas de uma gestão de qualidade, eficiente e estratégica. Os dados, quando cruzados e analisados em ferramentas integradas, trazem uma riqueza de informações e cenários que possibilitam tomadas de decisão rápidas e assertivas. Atualmente, as mudanças ocorrem muito rápido e o uso de inovação em setores como o de Construção e Infraestrutura é um caminho sem volta.

Quem não estiver pronto para acompanhá-las já está atrasado na corrida deste mercado tão competitivo. Aqui já estamos preparados, e sua empresa?

*Pablo Mazzotti é Contract and PMO Manager do Bureau Veritas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *