Modernização de terminais, prorrogações contratuais e aporte privado reforçam o papel estratégico dos portos na infraestrutura nacional
Os investimentos em portos brasileiros têm ganhado protagonismo dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), com foco em impulsionar a logística e a competitividade do país. O governo federal anunciou a inclusão de novos terminais nos editais, além da prorrogação antecipada de contratos que vão garantir quase R$ 500 milhões em novos aportes.
Novos arrendamentos e concessões no radar do PPI
Na primeira etapa do PPI, três terminais foram colocados em edital: dois para combustíveis, no Pará, e um para trigo, no Rio de Janeiro. Além disso, outros três arrendamentos estão previstos: dois em Paranaguá (PR), voltados à celulose e veículos, e um no Porto de Itaqui (MA), também para celulose.
Segundo Adalberto Tokarski, diretor-geral da Antaq, esses são projetos com estudos de viabilidade atualizados e grande potencial de atração de investidores.
Prorrogação de contratos viabiliza novos aportes
- O Terminal de Contêineres (Tecon), da Wilson Sons, no Porto de Salvador (BA), terá seu contrato prorrogado até 2050, com investimento previsto de R$ 352,6 milhões.
- A Fospar vai aplicar R$ 134,5 milhões no Terminal de Fertilizantes de Paranaguá, com prorrogação contratual até 2048.
- No Porto de Santos (SP), o consórcio Cargill–Louis Dreyfus vai investir R$ 205,85 milhões no Terminal Exportador de Santos (TES), enquanto a Fibria destinará R$ 154,94 milhões à área STS 07 para celulose.
Porto de Santos moderniza acesso terrestre e marítimo
Maior complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos tem recebido melhorias para garantir acessibilidade e desempenho. Destaques:
- Dragagem do canal para manter o calado operacional de 13,2 m
- Obras no cais de Outerinhos e recuperação de 1.700 m entre os armazéns 12A e 23
- Remodelação viária no trecho Alemoa–Saboó, com 900 m de pista exclusiva para veículos de carga
Porto do Açu atrai R$ 1,3 bilhão em investimentos
Localizado no litoral norte do Rio de Janeiro, o Porto do Açu recebeu R$ 1,3 bilhão em 2023. Os aportes contemplam:
- Obras no Terminal de Petróleo (T-Oil) e Terminal Multicargas (T-Mult)
- Desenvolvimento dos Terminais 1 e 2, com dragagem e quebra-mar
- Melhorias na planta e na eficiência operacional do terminal de minério de ferro
Desde sua construção, o Açu já recebeu mais de R$ 12,4 bilhões em investimentos.
Porto do Pecém avança com segunda expansão
No Ceará, o Porto do Pecém está em fase final da sua segunda expansão, com valor total superior a R$ 650 milhões. Destaques incluem:
- Três novos berços de atracação
- Correia transportadora exclusiva para minério de ferro
Os investimentos em portos brasileiros demonstram o esforço conjunto entre poder público e setor privado para modernizar a infraestrutura nacional. Com foco em eficiência logística, sustentabilidade e atração de novos negócios, os principais terminais portuários do país se consolidam como pilares estratégicos para o crescimento econômico.