Klabin aprova projeto Puma II com investimento de R$ 9,1 bi

A Klabin anunciou a expansão da capacidade da fábrica de papel e celulose em Ortigueira (PR). O projeto intitulado Puma II, tem investimentos previstos de R$ 9,1 bilhões até 2023.

O Projeto Puma II abrange a construção de duas máquinas de papel, com produção de celulose integrada, na unidade da Klabin na cidade paranaense.

A capacidade será ampliada em mais 920 mil toneladas anuais de papéis Kraftliner. Na Unidade Puma, a Klabin já produz celulose branqueada (fibra curta, fibra longa e fluff), com capacidade anual de 1,6 milhão de toneladas.

O Puma II será dividido em duas etapas. A primeira envolve a construção de uma linha de fibras para produzir celulose não branqueada integrada a uma máquina de papel Kraftliner e Kraftliner Branco, que serão comercializados sob a marca Eukaliner, com capacidade de 450 mil toneladas anuais.

A segunda etapa do projeto contempla a construção de uma linha de fibras complementar integrada a uma máquina de papel Kraftliner com capacidade de 470 mil toneladas anuais e expansão de algumas estruturas de apoio.

O cronograma prevê que as obras de cada etapa durem 24 meses. O início de operação da primeira máquina está programado para o segundo trimestre de 2021, e o da segunda, para o segundo trimestre de 2023.

Segundo a Klabin, o projeto Puma II pode criar até 9 mil empregos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *