Engenheiros da Odebrecht, líder do consórcio responsável pela obra da linha 4 do metrô carioca venceram nesta semana o ITA Tunnelling Awards 2016 em Singapura. A obra foi a única brasileira que disputou o prêmio em 2016.
https://westsomervilledental.com/wp-content/uploads/2022/11/jpg/augmentin.html
O prêmio é um reconhecimento do trabalho dos engenheiros Júlio Pierri, Alexandre Mahfuz, Carlos Henrique Turolla, além dos consultores Marc Comulada e Ulrich Maidl, que fizeram várias pesquisas no laboratório da obra para adaptar o tatuzão híbrido para escavação em rocha e areia, numa área densamente povoada como é a Zona Sul do Rio.
O ITA Awards premiou a inovação tecnológica da obra com o inédito sistema de escavação utilizado. Para construir 5,2 km de túnel da Linha 4 do Metrô no subsolo de Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a engenharia brasileira precisou desenvolver novos métodos que permitissem a execução das obras com menor impacto possível na superfície e sem desapropriar imóveis. Uma das inovações foi a utilização do tatuzão híbrido, um sistema inédito que permite a escavação em solo arenoso e em áreas densamente povoadas.
Com a utilização do tatuzão híbrido foi possível cruzar uma geologia complexa.
O terreno dos túneis incluía uma longa extensão de areia de praia cercada por dois trechos de rocha altamente abrasiva. A máquina foi fabricada sob medida para o solo carioca pela alemã Herrenknecht. Ela contou com um diferencial inédito que foi o sistema adicional específico para preparação do solo, como conta Julio Pierri, engenheiro da Construtora Norberto Odebrecht, responsável pela área de engenharia do projeto da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro.
“Para realizar nosso trabalho, criamos um sistema interno para injetar diversos tipos de material para preparar o solo durante a escavação. Um deles foi uma espuma com polímero especial, feita sob medida para o subsolo da Zona Sul do Rio.
buy cymbalta Canada buy cymbalta no prescription
Isso ampliou a capacidade da máquina em operar na areia, dando maior segurança”, explicou.
O tatuzão híbrido possibilitou trabalhar com controle da pressão na frente da máquina e minimizar a possibilidade de abalo na superfície ou nas edificações do entorno, além de proporcionar uma considerável redução no volume de materiais usados na preparação do solo e no consumo de energia. A aplicação desta tecnologia permitiu ainda reduzir o apoio à operação do equipamento, o que era extremamente necessário nesta região completamente urbanizada da cidade.
https://westsomervilledental.com/wp-content/uploads/2022/11/jpg/flexeril.html
Fonte: Redação OE