62_0417_enel_atl_procurement_egp_1920x108_02
  • Assine a revista
  • Anuncie em nossos canais
  • Acervo de revistas
  • Edições 2022
  • Edições 2021
  • Contato
  • Login para assinantes
Revista O Empreiteiro
CONEXPO 1 BANNER BANNER DIGITAL FOX Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV Revista O Empreiteiro BANNER-CABEÇALHO-RANKING
  • Evento Inovainfra
  • Ranking da Engenharia 2022
  • Youtube
  • Podcast
No Result
View All Result
  • Evento Inovainfra
  • Ranking da Engenharia 2022
  • Youtube
  • Podcast
No Result
View All Result
Revista O Empreiteiro
No Result
View All Result
  • Assine a revista
  • Edições
  • 3º Prêmio Inovainfra
  • Podcast
  • Ranking da Engenharia
  • Anuncie em nossos canais
  • Login para assinantes
Home Destaques

Linha 4 do Rio ganha prêmio internacional de túneis

22 de novembro de 2016
in Destaques
0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Linkedin
CONEXPO 1 Revista O Empreiteiro BANNER-CABEÇALHO-RANKING BANNER Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV BANNER DIGITAL FOX

Engenheiros da Odebrecht, líder do consórcio responsável pela obra da linha 4 do metrô carioca venceram nesta semana o ITA Tunnelling Awards 2016 em Singapura. A obra foi a única brasileira que disputou o prêmio em 2016.

voith 2 MIP_BANNER_EMPREITEIRO voith capaOE 586_WEB_page-0001

O prêmio é um reconhecimento do trabalho dos engenheiros Júlio Pierri, Alexandre Mahfuz, Carlos Henrique Turolla, além dos consultores Marc Comulada e Ulrich Maidl, que fizeram várias pesquisas no laboratório da obra para adaptar o tatuzão híbrido para escavação em rocha e areia, numa área densamente povoada como é a Zona Sul do Rio.

O ITA Awards premiou a inovação tecnológica da obra com o inédito sistema de escavação utilizado. Para construir 5,2 km de túnel da Linha 4 do Metrô no subsolo de Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a engenharia brasileira precisou desenvolver novos métodos que permitissem a execução das obras com menor impacto possível na superfície e sem desapropriar imóveis. Uma das inovações foi a utilização do tatuzão híbrido, um sistema inédito que permite a escavação em solo arenoso e em áreas densamente povoadas.

Com a utilização do tatuzão híbrido foi possível cruzar uma geologia complexa. O terreno dos túneis incluía uma longa extensão de areia de praia cercada por dois trechos de rocha altamente abrasiva. A máquina foi fabricada sob medida para o solo carioca pela alemã Herrenknecht. Ela contou com um diferencial inédito que foi o sistema adicional específico para preparação do solo, como conta Julio Pierri, engenheiro da Construtora Norberto Odebrecht, responsável pela área de engenharia do projeto da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro.

“Para realizar nosso trabalho, criamos um sistema interno para injetar diversos tipos de material para preparar o solo durante a escavação. Um deles foi uma espuma com polímero especial, feita sob medida para o subsolo da Zona Sul do Rio.
buy cymbalta Canada buy cymbalta no prescription

Isso ampliou a capacidade da máquina em operar na areia, dando maior segurança”, explicou.

O tatuzão híbrido possibilitou trabalhar com controle da pressão na frente da máquina e minimizar a possibilidade de abalo na superfície ou nas edificações do entorno, além de proporcionar uma considerável redução no volume de materiais usados na preparação do solo e no consumo de energia. A aplicação desta tecnologia permitiu ainda reduzir o apoio à operação do equipamento, o que era extremamente necessário nesta região completamente urbanizada da cidade.

Fonte: Redação OE

Revista O Empreiteiro BANNER Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV CONEXPO 1 BANNER-CABEÇALHO-RANKING BANNER DIGITAL FOX

Leia também

Ampliação da planta de Eteno Verde pode ser concluída em dezembro
Destaques

Ampliação da planta de Eteno Verde pode ser concluída em dezembro

20 de maio de 2022
Copel e Engie se unem para disputar leilão de LTs em junho
Destaques

Copel e Engie se unem para disputar leilão de LTs em junho

20 de maio de 2022
Preço do cimento  e concreto aumenta em São Paulo
Destaques

Preço do cimento e concreto aumenta em São Paulo

19 de maio de 2022
Skyglass Canela: plataforma estaiada de vidro “pendurada” no ar
Destaques

Skyglass Canela: plataforma estaiada de vidro “pendurada” no ar

19 de maio de 2022
Neob – Inteligência Construtiva: Plataforma para monitoramento de água, gás e energia
INOVAINFRA 2022

Neob – Inteligência Construtiva: Plataforma para monitoramento de água, gás e energia

18 de maio de 2022
Projeto Linha Verde: Lean Construction para estabilizar a produção
INOVAINFRA 2022

Projeto Linha Verde: Lean Construction para estabilizar a produção

18 de maio de 2022
MIP_BANNER_EMPREITEIRO capaOE 586_WEB_page-0001 voith voith 2

Populares

  • Consórcio aguarda aprovação para iniciar ponte Salvador – Itaparica

    Consórcio aguarda aprovação para iniciar ponte Salvador – Itaparica

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Lançado edital de PPP do Rodoanel de BH—com aporte de R$ 5 bi

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • NOVELIS INVESTIRÁ MAIS R$450 MILHÕES NA FÁBRICA DE PINDA

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • BR-101 e BR-386 terão postos de pesagem da CCR ViaSul

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Vinci adquiriu terminal Porto Pontal, PR, onde investirá R$ 3 bi

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • VLI oferece seis vagas exclusivas para mulheres em Paulínia (SP)

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • NOVO BUGGY DE FIBRA TERÁ FÁBRICA NO SERTÃO

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • PL que prorroga a contratação de térmicas a carvão é criticado por “subsídio”

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • MRV aposta em Lean Construction em busca de maior eficiência, qualidade e segurança aos operários

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Progen S.A está com vagas abertas

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Revista O Empreiteiro

A Revista O Empreiteiro pertence ao grupo editorial M3 que também publica a Revista Minérios.

Siga-nos

Conteúdos por categoria

  • Blog do Nildo
  • Boletim técnico de MND
  • Business
  • Colunas
  • Construção Imobiliária
  • Construção Industrial
  • Destaques
  • DESTAQUES I
  • Edições
  • Energia
  • Entrevista
  • Equipamentos e Materiais
  • Eventos
  • Exclusivo
  • Gestão
  • Gestão de obras
  • Infraestrutura
  • Inovainfra
  • INOVAINFRA 2022
  • Investimentos & Obras
  • Licitações
  • Linha do tempo da Engenharia
  • Mulheres no Canteiro de obras
  • Obras em andamento
  • Óleo e Gás
  • Palavra do Gerente de Obras
  • Palestras
  • Profissionais da Construção
  • Projetos
  • Ranking da Engenharia
  • Ranking da Engenharia Brasileira
  • Repensando a Engenharia
  • Rodovias
  • Saneamento
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Vagas e concursos
  • Videos

Contate-nos

Comercial: [email protected]

Redação: [email protected]

Assinaturas: [email protected]

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Assine a revista
  • Edições
    • Acervo de revistas
  • 3º Prêmio Inovainfra
  • Podcast
  • Ranking da Engenharia
  • Anuncie em nossos canais
  • Login para assinantes

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
ON_Banner_300x300-corrigido CONEXPO
BANNER METALICO RANKING DA ENGENHARIA

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.

Entre em contato pelo nosso Whatsapp!