Luiz Naresi fala um pouco sobre a rotina de um engenheiro gestor de obras

Compartilhe esse conteúdo

O Engenheiro de obras (Trecho) é aquele que executa obras de média duração entre 3 a 6 meses.

É responsável em fazer cumprir o contrato. Ter conhecimento pleno de um projeto, da obra a ser executada:

1) Planta Baixa

2) Seções

3) Topografias

4) Sondagens

5) Geotécnica

6) Fundações

7) Arquitetônico

Estudar todo o projeto antes nos permite entendimento da obra para planejamento, entendimento do escopo do serviço, conhecimento do contrato, sendo necessário e básico para se edificar qualquer obra de engenharia.

Isso é importante para que se possa tomar decisões corretas para dimensionamento de equipes, prazo de obra, custo programado de obra e para acerto correto nas decisões do dia a dia.

Planejamento

O Planejamento de uma obra é fundamental para elaboração de um cronograma assertivo, onde as produções dos eventos vem da expertise de cada empresa abordando linearmente todas as atividades da obra, desde a contratação, mobilização, serviços. Para isso é importante que se tenha em mãos antes da execução da atividade este planejamento, quanto mais detalhado melhor.

Nele o engenheiro deverá ter o histograma de equipes para todas as atividades da obra contemplando as atividades do dia, da semana e do mês. O engenheiro deve diariamente estar acompanhando a produção real e ajustando ao planejado todas as atividades para aquele período perseguindo a meta real planejada sempre na expectativa de otimizar os resultados seja de prazo e qualidade, sempre sendo orientado por sua gerencia e mantendo a sua equipe direta informada dos eventos na busca de cumprir as metas traçadas.

Divisão de Equipes

O engenheiro é geralmente um líder de sua equipe e lidera várias células de serviços distintos que fazem parte do objetivo de edificar a obra contratada seja ela qual for. Para isso deve saber separar suas equipes e definir os chefes das equipes para distribuidor os trabalhos.

Para cada equipe é importante definir diretrizes claras e objetivas que não deixem duvidas as seus líderes diretos.

online pharmacy buy bactrim with best prices today in the USA

As equipes devem ter foco para atuar conforme o trabalho que o engenheiro repassou a ela. Lembrando que o engenheiro acaba sendo reconhecido pela sua equipe como um chefe ou cliente direto. O Engenheiro deve ter a capacidade de sentir na sua equipe que está liderando com pessoas de expertises distintas, e perceber que as pessoas de mais confiança, demonstrar respeito a todos agindo como um líder e não como um chefe, conversando com cada um com calma e respeito, passando as atividades planejadas por escrito e garantindo entendimento verbal da atividade planejada e até mesmo adotando medidas mais rígidas e enérgicas sempre que for necessário de forma integra e correta sem expor as pessoas a falta de respeito ou ofensas, lembrando que o sucesso da obra dependera da boa formação e adequação da equipe durante a formação dela logo nas primeiras semanas. Devemos lembrar que o engenheiro é como se fosse um técnico do time, é o mesmo sempre deverá fazer ajustes quando for necessário para colocar ou substituir a posição de funcionários buscando a melhoria da obra adequando as atividade as pessoas mais eficientes.
libertyjuice.com/wp-content/languages/new/prednisone.html

Como decorrência quanto mais pessoas boas jogando nas posições corretas teremos mais eficiência em uma obra.

Rotina

A rotina começa checando diariamente o seu ambiente de trabalho, escritório, áreas de vivencia, caminhos seguros, frentes de serviço, equipamentos, pessoal, se o local de trabalho está limpo e organizado, perceber se as pessoas estão felizes e motivadas para trabalhar naquele ambiente de trabalho. É muito importante a gente trabalhar primeiramente onde a gente se sente bem, pois vivemos praticamente mais dias para o trabalho do que para a nossa própria família, então manter um ambiente motivado a todos é ótimo.

É importantíssimo antes de se iniciar as atividades diárias que seja realizado um DSS (diálogo de segurança) onde em no máximo 10 minutos o engenheiro, líder de frente, encarregado ou técnico de segurança, descrevam com calma a rotina das suas principais atividades do dia , dos riscos envolvidos e das ações e atitudes que todos devem ter para garantir o trabalho seguro, minimizando os riscos de acidente e servindo de alerta para que ninguém se machuque na obra lembrando que a segurança do funcionário sempre deve estar em primeiro lugar a fim de minimizar o erro e cada qual ser responsável em 1º lugar pela sua própria segurança e ainda sempre que possível se preocupando com o colega do lado.

Equipe reunida para uma foto após o DDS especial em uma obra

Antes de iniciar uma atividade na obra deverá ser realizado a análise preliminar de riscos conhecida resumidamente como – APR onde são identificados o maior número possível de riscos envolvidos nas atividades executadas em toda a obra do início ao fim e neste documento elaborado pela equipe responsável pela atividade são definidas as ações para minimizar ao máximo e até mesmo neutralizar quaisquer tipos de riscos.

Verificado todas as questões de segurança e meio ambiente da obra, atenção deverá ser dada a produção, de forma que se consiga a melhor produtividade possível (produzir ao máximo com menos recursos) sendo garantida a qualidade do serviço.
online pharmacy http://miamihealth.com/images/jpg/xenical.html no prescription drugstore

libertyjuice.com/wp-content/languages/new/sildenafil.html
Neste momento o engenheiro deverá ter conhecimento pleno do projeto e das especificações técnicas da obra / serviço que será executado.

Dentro o planejamento macro de toda a obra e do projeto, deverão ser elaborados planejamentos de rotinas com detalhamento para execução das atividades do dia.
online pharmacy http://miamihealth.com/images/jpg/propecia.html no prescription drugstore

A comunicação objetiva e de qualidade é importantíssima. Promovendo reuniões de alinhamento semanais com todos os líderes de equipe para definições com todos os seus pares internos interessados no bem comum do processo do projeto e da obra, bem como interagir de maneira ética, integra e transparente junto a seus clientes internos e externos.
libertyjuice.com/wp-content/languages/new/temovate.html

Reuniões de alinhamento

Sobre o Autor

Luiz Antônio Naresi Júnior é assessor da diretoria na PROGEO. Possui formação em Engenharia Civil com ênfase na área de Saneamento, pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Analista Ambiental pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), Engenharia Geotécnica pela UNICID (Universidade Cidade de São Paulo).

online pharmacy buy lipitor with best prices today in the USA

É especialista em obras de Fundação Profunda, Contenções de Encosta, Obras de Artes Especiais, Projetos de Contenção, Infraestrutura Ferroviária e Rodoviária. Atualmente é sócio da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), diretor do Clube de Engenharia de Juiz de Fora (MG) desde 2005, participa como voluntario pela ABMS como apoio a defesa civil de Belo Horizonte, Professor da Escalla Cursos para Mestre de Obras (CEJF / CREA/MG), professor na PUC Minas, consultor de fundação pesada e geotecnia, comercial.


Compartilhe esse conteúdo

One thought on “Luiz Naresi fala um pouco sobre a rotina de um engenheiro gestor de obras

  1. Luiz, parabéns pelo artigo. Muito bom, direto e oportuno.
    Na minha opinião a liderança é uma das principais competências que o Engenheiro deve ter, além daquelas que são técnicas. E vc deixou isso vem claro quando fez abordagem de cada fase.

Deixe um comentário