O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural decidiu pela inclusão do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), doConjunto de edificações projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyerpara o Parque doIbirapuera (SP)e daPassarela do Samba (RJ)no Conjunto da Obra de Oscar Niemeyer, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2007.
Os três bens complementam a relação, encaminhada pelo próprio Oscar Niemeyer, de 24 monumentos como patrimônio cultural brasileiro em homenagem ao seu centenário, há nove anos.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) tem arquitetura ousada. Sua forma se assemelha a de um disco voador e a fachada futurística oferece aos visitantes uma vista panorâmica inigualável. O moderno complexo arquitetônico apresenta concreto aparente em forma arredondada, marca registrada encontrada em quase todas as obras de Niemeyer.
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No Parque do Ibirapuera, o tombamento se dá especificamente aos monumentos do parque que foram projetados por Oscar Niemayer. São eles: a Grande Marquise, o Palácio das Nações (Pavilhão Manoel da Nóbrega, atualmente ocupado pelo Museu Afro Brasil), o Palácio dos Estados (Pavilhão Francisco Matarazzo Sobrinho, atualmente desocupado), o Palácio das Indústrias (Pavilhão Armando de Arruda Pereira, atualmente ocupado pela Fundação Bienal), o Palácio de Exposições ou das Artes (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, também conhecido como “Oca”, atualmente ocupado para grandes exposições), e o Palácio da Agricultura (atualmente ocupado pelo Museu de Arte Contemporânea da USP).
Já o sambódromo tomou o lugar das arquibancadas provisórias de estrutura tubular que eram montadas, anualmente, para os desfiles das escolas de samba. A Sapucaí é ocupada por um grande complexo de arquibancadas e camarotes, ao longo de seus 650 m, acomodando, no Carnaval, um público de aproximadamente 60 mil foliões. Sua arquitetura, enquanto monumento urbano, carrega as características de Niemeyer, com sua simplicidade formal e austeridade de acabamentos necessários à valorização da festa, um espetáculo dinâmico, repleto de cores e contrastes.
O processo de tombamento do conjunto da obra de Oscar Niemeyer decorre de uma relação encaminhada pelo próprio arquiteto ao então secretário-executivo do Ministério da Cultura e atual Ministro da Cultura, Juca Ferreira, em 12 de julho de 2007, contendo uma relação de 28 obras que o arquiteto gostaria que fossem tombadas.O envio da correspondência foi motivado por visita do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, ao escritório do arquiteto que, em 15 de dezembro 2007 completaria 100 anos de vida.
A partir daí coube ao Iphan identificar, no universo de sua produção, obras consideradas exemplares e representativas dos diferentes momentos de sua energia criadora, os bens que passariam a ser protegidos como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Sendo assim, a inclusão doMuseu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), Conjunto de edificações projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o Parque do Ibirapuera (SP) e da Passarela do Samba (RJ),no processo de tombamento segue as recomendações do próprio Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que em 2007 aprovou o tombamento de 24 obras do arquiteto
Fonte: Redação OE