A Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), o Sindicato da Construção Pesada (Sincopem), a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o governo do Estado do Maranhão realizarão a 18ª Reunião de Pavimentação Urbana (RPU), de 18 a 20 de junho de 2012, na cidade de São Luís (MA) – que comemora 400 anos de fundação.
A reunião é uma oportunidade de discussão com ênfase às novidades relacionada aos processos, produtos, tecnologias e equipamentos para a pavimentação urbana. O evento ganha maior importância por acontecer justamente no momento em que a sociedade exige mais atenção para as atividades de gestão, seja dos projetos, da obra, dos custos, da segurança, especialmente das vias de escoamento e corredores vitais para o bom desempenho do fluxo e tráfego urbano, com consequente melhoria para as comunidades locais.
O Maranhão tem 217 municípios e sua malha rodoviária urbana pavimentada e não pavimentada está entre as maiores do nordeste. Esse sistema viário demanda técnicas, produtos e processos diferenciados, e apesar de seu maior percentual ser de baixo volume de tráfego, os grandes empreendimentos em implantação no estado viabilizarão vários trechos de tráfego pesado, representando um atrativo potencial de negócios para empresas construtoras, consultoras e fabricantes de materiais, equipamentos e produtos em um estado cujo PIB atual é maior que o do nordeste e até mesmo do Brasil.
Estarão presentes aproximadamente 500 participantes de todos os estados brasileiros e de toda a comunidade técnica, pública e privada, objetivando o intercâmbio de experiência e de conhecimento na aplicação de boas técnicas, fator de progresso e desenvolvimento econômico e social. O público alvo do evento será formado por pesquisadores, professores universitários, acadêmicos, engenheiros, urbanistas, químicos, especialistas e técnicos em pavimentação, urbanismo e meio ambiente, Prefeitos, Secretários de Estado, gestores e técnicos de várias instituições públicas e privadas como CEF, BNB, BB, Crea, Caema, Cemar, Dnit, Sinfra, Secid, Semosp, Emap, VALE, Alumar, prefeituras municipais e demais interessados de áreas correlatas.