Os dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) apontam queda de 9,6% nas vendas de novembro, em comparação a novembro de 2014. No acumulado de janeiro a novembro houve redução de 7,1% e sobre os últimos doze meses, retração de 7,0%. Na comparação com o mês anterior houve queda de 9,0%.
“O resultado deste ano foi duramente afetado pelo pessimismo das famílias e dos empresários com relação à economia, reforçado pela perda de dias uteis em função da Copa e feriados bem como pelo aumento nas importações. O mercado de materiais de base sofreu mais que os de acabamento devido à forte retração no segmento imobiliário bem como nos novos investimentos públicos e privados.”, afirma o presidente da ABRAMAT, Walter Cover.
O executivo também informou que a partir deste resultado, a previsão para o fechamento do ano de 2014 foi revisada novamente e aponta para uma redução de 7,0 % em relação a 2013.
Os números do estudo da ABRAMAT mostram também que os empregos na indústria tiveram crescimento de 2,1% em relação a novembro de 2013. Já em comparação ao mês anterior houve queda de -0,2%.