Com exceção dos países emergentes, tendo à frente China e Índia, a demanda de equipamentos encolheu praticamente em todas as regiões
A Bauma 2010 – maior exposição de equipamentos para construção do mundo -, que se realizará de 19 a 25 de abril próximo, em Munique, na Alemanha, enfrenta o desafio de abrir suas portas ao público mundial com o mercado global ainda mergulhado na crise. Exceção seja feita para as economias emergentes, lideradas por China e Índia e, na América Latina, pelo Brasil.
No continente europeu, apenas o setor de infraestrutura cresceu, em termos de obras, no decorrer de 2009, impulsionado que foi pelos pacotes de estímulos governamentais. Tal crescimento foi anulado, entretanto, pelo dramático declínio da construção residencial e industrial (fábricas). Segundo estimativas dos agentes econômicos, a retomada só deve começar em 2011, de forma pontual em alguns países.
Assim, a tônica da maioria dos fabricantes presentes na Bauma 2010 é mostrar a evolução tecnológica dos seus equipamentos, em busca de diminuir o consumo de combustível, reduzir as emissões e aumentar produtividade e segurança, além de reforçar o suporte aos clientes. Não estão previstos, por ora, lançamentos espetaculares pelas grandes marcas – a não ser que algumas delas estejam preparando surpresas.
Os expositores, que ocupam grandes espaços, têm outro dilema.
Os espaços na feira foram reservados e comprados em 2007 e 2008, e costumam ser, pelo menos, do mesmo tamanho das edições anteriores, tal é a demanda de novos expositores por espaço.
Assim, paira um suspense: quantos visitantes a Bauma atrairá em abril próximo, para compensar os imensos investimentos nos estandes e o respectivo pessoal destinado a receber o público profissional.
Inovação destaca engenho e arte
O Prêmio de Inovação, instituído este ano pelos organizadores da Bauma 2010, revela a criatividade dos engenheiros e a sua capacidade de ainda surpreender a todos.
Exemplo disso é a inovação apresentada pela empresa alemã OCHS, que propõe o emprego de esferas de vidro, parecidas com bolas de gude, para isolar o furo escavado de um poço do tubo filtrante no seu interior, em vez de usar areia ou cascalho. Segundo eles, isso dá vida útil mais extensa ao poço e possibilita captação de água mais limpa, gastando menos energia no bombeamento. Uma idéia tão surpreendente quanto simples!
A Liebherr, único fabricante de equipamento hidráulico que utiliza tecnologia própria e não de origem japonesa, também teve uma inovação selecionada para concorrer ao prêmio. Trata-se de um cilindro cheio de gás para armazenar energia. Quando um componente hidráulico é acionado, o gás é comprimido e essa energia liberada para auxiliar os dois cilindros que elevam a lança da escavadeira.
O cilindro foi projetado como um sistema externo independente e pode ser instalado como retrofit nas máquinas existentes.
A Bauer teve indicado o seu cabeçote que faz flushing dentro do furo, tornando possível a perfuração com a ferramenta Kelly de rochas muito duras. Além disso, o processo dispensa o uso de lama na perfuração, com seus tanques e o manuseio da própria lama, que significam sempre um custo adicional expressivo.
O motor de pistão livre para acionamentos híbridos da Bosch Rexroth, desenvolvido em conjunto com a Universidade Dresden de Tecnologia, foi selecionado como um dos concorrentes do prêmio de inovação. Ele substitui a tradicional configuração de tração hidráulica móvel que se compõe de motor de combustão flangeado com bombas de pistão axiais. Esse motor de pistão livre termo-hidráulico combina a função de dois componentes num único conjunto, evitando ainda que o movimento de translação seja convertido para rotação mais de uma vez. Pode operar no modo start/stop ou por períodos, com menor consumo de energia e redução de até 35% das emissões.
Outra indicação é o sistema de construção de lastro ferroviário Durflex, desenvolvido pela Frenzel-Bau, que injeta espuma fluida de poliuretano para preencher as cavidades da brita utilizada no lastro dos trilhos. A espuma é elástica e durável, cede ao peso do trem na sua passagem e reduz o nível de ruído gerado – uma fonte de poluição sonora para as comunidades localizadas ao longo da ferrovia.
Novidades dos expositores
Um equipamento que existe há apenas três anos, mas que já teve mais de 6 mil unidades vendidas é um mecanismo de ejeção que permite empurrar toneladas de carga a granel para fora de uma caçamba, deixando-a limpa para o próximo ciclo, sem a necessidade da operação de basculamento. É fabricado pela empresa austríaca Fliegl. Seu problema, no entanto, é o custo: de 25 a 30 mil euros, dependendo da configuração.
Quando a Dynapac lançou o medidor de compactação microprocessada embarcado nos rolos compactadores na Bauma 2008, o público profissional da construção achou a idéia interessante, mas com custo demasiadamente alto. Mas o fabricante conseguiu transformá-lo numa unidade leve o suficiente para ser operado nas mãos e com custo acessível.
O CompLogger que mede temperatura da massa asfáltica para calcular seu grau de compactação.
A Cummins vai lançar quatro modelos do motor a diesel Tier IV, com turbocompressor variável, consumo 5% menor e escapamento com atenuador do nível de ruído. Ele representa a próxima geração de motores QSB3.3 e QSB4.5, de 4 cilindros, de 75 a 160 HP, para equipamentos compactos, e os novos modelos QSX11.9 e QSX15 Heavy Duty, de 300 a 600 HP. O produto acumulou 20 mil horas de testes de campo.
A Komatsu é o único fabricante que já tem 600 unidades de escavadeira hibrida em operação, no Japão e na China, cuja economia energética se acentua na medida em que a máquina trabalha continuamente, com poucas paradas (o que ocorre em diversas aplicações nesses países).
A New Holland lança na Bauma 2010 uma geração de motoniveladoras, cujo modelo é diferente dos fabricados no Brasil, embora utilize eixos fabricados no País. A transferência de tecnologia entre os diversos centros de produção é constante, como, por exemplo, a tração dianteira das motoniveladoras que foi uma inovação desenvolvida na Europa e tra
nsferida para a fábrica de Contagem (MG). A empresa exibe ainda uma escavadeira desenvolvida para manusear resíduos sólidos, equipada com caçamba de 7 a 8 m3 e cabine selada.
A Peri apresenta o sistema RCS Material Lifter que permite a movimentação de fôrmas de laje sem o uso de guindaste. Consiste de duas unidades separadas – o braço de elevação e a plataforma -, que são deslocadas por meio de um dispositivo de autoelevador, dispensando o guindaste.
A Volvo introduz novo trem de força OptiShift, equipado com conversor de torque reprojetado, dotado de Lock Up e estator roda livre, além da função pateteada Reverse by Braking-RBB, proporcionando até 15% de economia no consumo de combustível. Será incorporada aos modelos L150F, L180F e L220F. Além disso, a fábrica sueca anunciou que irá equipar, como standard, o sistema de monitoramento remoto CareTrack nas máquinas de maior porte – carregadeiras acima de 10 tc, caminhões articulados, escavadeira acima de 12 tc e motoniveladoras – juntamente com a assinatura de três anos desse serviço sem custos, nos países onde há disponibilidade.
A Soilmec anunciou, para breve, a instalação da sua subsidiária no Brasil para dar suporte aos usuários da sua linha. Atuando há 50 anos em 90 países, a empresa reúne diversas inovações na sua especialidade: TurboJet, processo de grauteamento profundo que mistura a massa de cimento injetado a alta pressão com o solo, através de ferramenta especial, formando colunas de 600 a 2.400 mm de diâmetro e profundidade superior a 30 m; Jet Grouting Elíptico, com parede de diafragma mais fina, cujo processo reduz em 50% o número de colunas de seção elíptica, comparado com as cilíndricas, e garante diminuição no prazo de até 40%.
A Caterpillar comemora 25 anos de sucesso do seu programa de remanufatura certificada CCR, que dá uma segunda vida útil a muitos equipamentos.
Na Bauma 2010, a empresa exibira um caminhão 775B comprado pela Harsteinwerke alemã em junho de 1993. Em setembro passado, o caminhão passou pela remanufatura certificada no distribuidor Zeppelin e vai reintegrar a frota da pedreira do seu proprietário.
É a 53a máquina remanufaturada pelo distribuidor na Alemanha.
A Doka lança o revolucionário DoKart, eletro-hidráulico, que ode ser operado por uma só pessoa. Serve para movimentar fôrmas sem uso de guindaste e permite manobras de 360o. Outra novidade é o sistema TLS autoelevador, para deslocar fôrmas de lajes sem acionar o guindaste.
A Putzmeister, de olho na redução de custos das construtoras, exibe a bomba de concreto BSA 1404 HD, montada sobre trailer rebocável, capaz de lançar misturas com baixo teor de água e cimento. Mostra também o sistema de correias Telebelt, para lançamento de concreto, na configuração de semitrailer rebocável. Ambos os modelos dispensam a compra de um caminhão dedicado.
A Case introduz uma lança projetada para escavação maciça que proporciona, à escavadeira CX700B, 19% a mais de força de penetração na caçamba, atingindo 281 kN, no modo normal, e 307 kN, em Power Boost. A máquina de 70 tm tem motor de 463 HP, intervalo de engraxamento de 1.
000 horas (exceto pinos da caçamba) e 5.000 horas para troca de óleo hidráulico, graças a um novo filtro de material sintético.
A Terex inova com o controle fingertip, dotado de potenciômetro e um circuito adicional de controle, que torna a operação de caçambas giratórias ou martelos mais precisa e confortável. Está disponível para toda a linha de escavadeiras compactas, até 14 tc.
Trabalhando na ponta do mercado onde estão as autoestradas, a Vogele lança a Super 3000-2 que consegue lançar 1.500 tc/h de massa asfaltica, em larguras de até 16 m sem juntas. Com 3 m de largura básica, esta é a maior pavimentadora do mercado, com um silo de 17 t. Foi projetada para lançar também material não betuminoso para sub-bases.
Muita expectativa cerca o lançamento europeu da Série 9 de escavadeiras Hyundai, com novos modelos projetados de ponta a ponta, compreendendo a R16-9, uma miniescavadeira de 1,6 tm; R27Z-9, outra mini de 2,7 tm; R140W, sobre rodas, de 13,7 tm; R210LC-9, de 21,9 tm, sobre esteiras; R145LCR-9, modelo compacto de 14,6 tm e traseira cortada para raio reduzido de giro. A marca coreana é uma das que mais cresce no mundo e colocou essas máquinas novas em alguns distribuidores europeus em janeiro deste ano, para colher opinião de usuários.