Mercado segurador deve se comprometer com entrega de obras, avalia gestora

A GEO, empresa de gestão de dados e de apólices online para corretores de seguros e seguradoras, com o encerramento da parceria de 14 anos com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), desenvolve agora estratégia de expansão no mercado.

De acordo com Rossana Costa, diretora da GEO, a empresa manteve parceira da CBIC até julho de 2018. O acordo entre as partes e outras corretoras de seguros tinha como objetivo o apoio institucional da Câmara a seguros que respeitassem às necessidades do mercado da construção civil e à atuação dos demais agentes envolvidos nesta relação securitária, incluindo segurado, beneficiário, corretor, gestoras e companhias de seguros.

Rossana explicou que mercado construtivo continuará sendo foco da GEO, que manterá o portfólio e continuará escalando serviços digitais que incluem a entrega da operação completa de seguros da obra – desde a simulação ao sinistro – por meio das seguradoras parceiras, como a AXA e Zurich.

“Também buscamos agora expandir a atuação em seguros digitais ao buscar operações no segmento de crédito consignado, como os voltados para segmentos agrícola e de bens de consumo”, diz.

A diretora avalia que “a possibilidade de ofertar capacidade de controles e relatórios na gestão de dados de seguros, motiva a expectativa de um crescimento expressivo no faturamento para os próximos dois anos”.

A GEO enxerga de forma muito positiva a implementação do seguro de garantia de execução ou entrega de obra, seja em empreendimentos públicos ou privados.

Porém, Rossana entende que é necessário “um alinhamento e evolução com o mercado segurador brasileiro, já que o foco das apólices disponíveis atualmente parece ser maior nos percentuais de garantia e em suas dezenas de modalidades do que no comprometimento com a entrega efetiva do objeto, em especial quando falamos no prazo”.

[themoneytizer id=24054-16]

Minha Casa Minha Vida

A executiva vê no atual cenário que os seguros existentes ficam com pouca utilidade prática, apenas agregando custo ao setor sem trazer proteção de fato ao beneficiário.

“Um exemplo flagrante de como os atrasos nas obras impactam de forma negativa é o programa Minha Casa Minha Vida, cujas obras possuíam seguro garantia contratado obrigatoriamente por determinação do agente financeiro, somente para a liberação do recurso ao construtor. No final das contas, vimos poucas obras que foram concluídas no prazo contando com a atuação das seguradoras que emitiram estas apólices”.

Entre os seguros mais importantes ao setor construtivo, de acordo com a GEO, estão: garantia de entrega de obra no prazo; responsabilidade civil profissional e material da obra (pós-obra); riscos de engenharia simplificado; seguro de crédito habitacional (prestamista e danos físicos) e seguro de danos físicos para operações de crédito a produção.

A GEO acredita que, ao longo de 17 anos de atividade focados no mercado construtivo e imobiliário, identifica necessidades das empresas do mercado de engenharia e construção civil no quesito de proteção de seguro.

“Em decorrência deste conhecimento a empresa conseguiu desenvolver para o segmento apólices específicas e personalizadas, com características não encontradas no restante do mercado segurador, trazendo assim maior confiabilidade ao seu portfólio de produtos”, afirma.

A empresa possui atualmente um amplo banco de dados, com informações que possibilitam um melhor dimensionamento de taxas de seguro, uma qualificação mais precisa das coberturas securitárias mais relevantes para cada tipo de obra, além de operacionalizar seguros construtivos de forma digital, sem perder a especificidade da subscrição correta do risco.

Atualmente, a GEO oferece ao mercado construtivo os seguintes seguros: Seguro de DFI Sistema Financeiro; Seguro Habitacional Apólice de Mercado; MIP – Morte e Invalidez Permanente; DFI – Danos Físicos ao Imóvel; e Seguro Riscos de Engenharia e Responsabilidade Civil Profissional.

A empresa conta com outros dois produtos em desenvolvimento para serem ofertados futuramente. Trata-se do Seguro Garantia de Entrega de Obra no Prazo e Seguro Imobiliário – voltado para a locação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *