O engenheiro Jaime Rotstein lançará no dia 27 deste mês (novembro), na livraria da Travessa, em Ipanema, Rio de Janeiro, seu 16° livro, O Passado Presente – um exercício de coerência. A obra apresenta uma análise social, política, econômica e técnico-científica do Brasil nos últimos 50 anos. Editado pela Topbooks, o livro é uma síntese atual de estudos, publicações e conferências do autor ao longo de sua trajetória como profissional de engenharia, empreendedor e homem público.
Conhecido e respeitado como um dos maiores especialistas do País em questões energéticas, o autor trata de temas de relevante interesse nacional: analisa a política petrolífera brasileira, critica a dependência da importação de petróleo e defende prioridades estratégicas como a ampliação do parque de refino do país e a exploração de energias alternativas para solucionar a questão energética brasileira.
Jaime Rotstein aborda ainda a falta de políticas públicas consistentes para enfrentar problemas crônicos e prioritários, como as enchentes que se repetem a cada ano nas mesmas regiões; analisa a importância da privatização na mobilização de investimentos para setores críticos como saneamento básico, educação, saúde e transporte de massa; e manifesta sua permanente preocupação com o desenvolvimento sustentado, ao qual dedica um capítulo para tratar das consequências da ação irresponsável do homem com relação ao futuro da espécie no planeta.
“O Passado Presente tem um sentido de análise histórica, de crítica das décadas perdidas pelo Brasil e do por que isso aconteceu, enfatizando a importância do conhecimento, da hierarquização de prioridades e da meritocracia”, afirma Jaime Rotstein. Ele destaca a educação entre os temas que aponta como mais críticos, e sustenta que um sistema educacional voltado para a qualidade do ensino é o caminho para um Brasil socioeconomicamente desenvolvido.
Engenheiro civil, escritor e conferencista, Jaime Rotstein é fundador e diretor-presidente da Sondotécnica, empresa de consultoria na área de engenharia. Sua bem sucedida trajetória profissional e multidisciplinar é marcada pela participação e defesa de causas e assuntos relevantes para o país: idealizou e liderou campanha em defesa da engenharia brasileira, que resultou no decreto de regulamentação da categoria, participou ativamente da campanha “O petróleo é nosso” , integrou a Comissão Nacional de Energia e foi pioneiro na defesa do uso do álcool combustível.
Como membro do Conselho de Administração da Petrobras, manifestou-se contrário à aquisição de refinarias no exterior pela companhia e propôs o aproveitamento do petróleo pesado brasileiro através de uma política estratégica que permitiria a ampliação do parque de refino do país. Hoje, passados 10 anos, a tese defendida por Jaime Rotstein caminha rumo ao consenso.
Jaime Rotstein é também um antigo colaborador da Revista O Empreiteiro.
Fonte: Redação OE