Solução inovadora criada pela norte-americana Titan, importada pela Oeste Formas, será utilizada pela primeira vez no Brasil, em Fortaleza
O Centro Tecnológico, em Pecém (CE), na grande Fortaleza, é a primeira obra do Brasil a utilizar o sistema americano Titan HV, importado com exclusividade pela Oeste Formas. Solução inovadora de escoramento para construção civil, o Titan HV será utilizado em 30% da obra e garantirá, entre outros benefícios, redução de tempo de construção e de utilização de mão de obra. Somente nos últimos dois anos, mais de 60 obras já foram feitas no estado com a participação dos produtos da Oeste Formas. Em 2009, a empresa cresceu 55% no Ceará, em relação a 2008.
A CG Construções, no mercado há 25 anos, trabalha com a Oeste Formas desde 2004 e é responsável pelas obras do Centro Tecnológico. A empresa locou da Oeste Formas 500m² do produto Titan HV. A área total de obra é de 4.500m², sendo que ele terá 1.000m² do sistema convencional da Oeste Formas. O engenheiro da CG Construções, Alcyr de Castro Araújo Neto, responsável técnico da obra, diz que achou o sistema interessante depois de conhecê-lo no estande da Oeste Formas na Concrete Show 2010 e resolveu testar o produto pensando nas futuras obras que irão iniciar. “O sistema é eficiente, pois a rapidez e a facilidade da sua montagem o torna muito produtivo” afirma o engenheiro. Alcyr espera ganhar tempo na construção, reduzir custo e ter segurança com a utilização do produto.
“A Oste Formas enxergava que o mercado pedia um produto como este pela necessidade de construções mais rápidas, devido ao aumento da demanda na construção civil”, afirma o administrador da Oeste Formas, Rodrigo Felício, que importou esta tecnologia por acreditar no sucesso que esta inovadora solução pode fazer também no Brasil.
O sistema Titan HV é conhecido por trazer rapidez e segurança para os empreendimentos através de umamontagem modular com vigas primárias e secundárias dealumínio, totalmente de encaixe e que desmonta com facilidade. O recurso Drophead é outro diferencial desta tecnologia, por ser o único que permite a remoção precoce das vigas, já deixando as reescoras.
Segundo o administrador, os benefícios desta tecnologia são vários, a começar pela economia de tempo e de mão de obra. “São necessários somente três funcionários e um dia para se montar uma área de 500 m², enquanto que em um sistema comum são necessários até sete operários e o tempo gasto pode chegar a quatro dias. Por isso, o desempenho do produto é considerado até 45% superior aos outros equipamentos para escoramento existentes no mercado”, explica Rodrigo.
Dentre outras vantagens do sistema HV, a desmontagem do escoramento em 1 ou 2 dias após a concretagem da laje e a capacidade de carga da escora de 1.900 kg a uma altura de 3,56 m faz com que esta tecnologia seja admirada por sua eficiência e capacidade. Para Rodrigo, o fato de ter poucos componentes faz do Titan HV um sistema de fácil e rápido manuseio. O layout de 1,80m x 1,80 m para o escoramento reduz a quantidade de escoras necessárias, e os carrinhos metálicos (Barellas)para fazer o transporte dos equipamentos na obra facilitam os trabalhos de locomoção.
A empresa também fornecerá seu material convencional de fabricação própria para a mesma obra. Escoras, torres e vigas metálicas serão alugadas pela construtora CG Construções para a construção do Centro de Treinamento Tecnológico do Ceará.
Oeste Formas
A Oeste Formas desenvolve sistemas de formas e escoramentos para construção civil há mais de 30 anos e está presente em sete Estados (Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Maranhão, Rondônia, Amazonas), além do Distrito Federal. A empresa aumentou o faturamento em 500% nos últimos quatro anos, passando de R$1,5 milhão em 2005 para R$ 9,2 milhões em 2009. Além da inovação, a Oeste Formas &eacut
e; referência em formas de alumínio para construção de casas populares.
Fonte: Estadão