Uma subida de 38 m, pendurados por uma corda. É assim que alguns operários das obras de reforma e ampliação do Estádio Kleber Andrade, localizado no bairro de Campo Grande, no município de Cariacica, Região Metropolitana de Vitória (ES). Fazendo rapel, eles são responsáveis por montar a estrutura que dará segurança aos trabalhadores que trabalham na montagem da cobertura do Estádio.
Segundo o diretor-geral do Iopes, Luiz Cesar Maretto, foi necessário contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço. “O trabalho destes operários é fundamental: eles sobem, fixam toda uma estrutura de cabos que vão sustentar os trabalhadores que montam a estrutura metálica da cobertura. Todos possuem bastante experiência neste tipo de trabalho. Alguns, inclusive, já fizeram o mesmo tipo de serviço em outras arenas esportivas”, explicou Maretto.
É o caso de Carlos Mattos, escalador encarregado e que trabalhou nas obras do Estádio Mané Garrincha, em Brasília. “A experiência no Mané Garrincha foi muito boa, mas é bem melhor trabalhar aqui, na obra no meu Estado. Depois, poderei trazer minha filha ao estádio e dizer como participei da construção”, afirmou Carlos.
Os trabalhos estão sendo executados em praticamente todas as frentes: arquibancada do setor A (setor B já foi concluído); sanitários; rampas de acesso; estrutura metálica da cobertura; vestiários; ambulatório; entre outros. Nesta semana, foram iniciados os trabalhos de escavação para a drenagem do campo de jogo.
Devem ser iniciadas nos próximos dias as instalações elétrica e de hidrossanitária e também serão fixadas nas próximas semanas as telhas da cobertura. A concretagem da Concha Acústica já foi concluída e os serviços de alvenaria dos camarins estão avançados. A obra já ultrapassa 60% dos trabalhos concluídos.
O Projeto
Quando pronta, a construção terá mais de 350 m de largura possuindo um pórtico monumental de acesso com a mais de 80 m de comprimento, chegando, o anel coberto, a uma altura superior a 30 m. A estrutura é dividida em dois grandes setores de público. O estádio abrigará até 22.000 espectadores em sua configuração final. Contará com Palco e Concha Acústica para eventos multiculturais, pista de atletismo, além do campo de futebol com medidas oficiais.
O novo estádio está sendo implantado em área superior a 85.000 m² localizado no terreno remanescente da ocupação do antigo estádio do Rio Branco. O Edifício Educativo, que marca o acesso às instalações esportivas, abrigará inúmeras atividades sociais. Haverá ainda, em suas áreas verdes, espaços para desenvolvimento de atividades esportivas em quatro quadras adicionais totalmente integradas à natureza em mais de 25.000 m² de área permeável valorizando o conceito de um “estádio verde”.
Fonte: Padrão