Pavimentação da MG-323 vai estimular turismo na Serra do Cipó

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Nara Faria

Estimular o turismo na região da Serra do Cipó e do distrito de Lapinha da Serra, e facilitar o escoamento da produção agropecuária local, faz parte do plano de pavimentação do trecho entre Santana do Riacho e o entroncamento da MG-323, na cidade de Baldim, Minas Gerais. As obras começaram em setembro último, avançarão por um trecho de 37,5 km e deverão estar concluídas até dezembro de 2014.

 

As melhorias da estrada vão reduzir o tempo de circulação de pessoas e veículos e proporcionar segurança e conforto aos usuários, beneficiando o acesso aos hospitais dos municípios próximos. “Se hoje o percurso entre Baldim e Santana do Riacho leva em torno de 1h20, com a pavimentação ele não vai demorar mais de 30 minutos”, informa Pierre Antunes Godinho, um dos engenheiros responsáveis pelos trabalhos. Ele diz que, em razão das condições locais, houve opção pelo emprego do pavimento flexível.

As obras no trecho não deverão enfrentar muitas dificuldades de execução e, pela previsão inicial, seriam concluídas em 720 dias. Contudo, a Tratenge Engenharia, empresa contratada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) de Minas para executá-las, estima que será possível antecipá-las para dezembro de 2014.

“A antecipação da entrega da estrada faz parte do planejamento que elaboramos e já era prevista desde o processo licitatório. Visamos com isso reduzir os custos e atender o orçamento do empreendimento”, explica o engenheiro responsável pela obra e diretor de negócios da Tratenge, José Motta Magalhães.

A pavimentação será realizada pelo método tradicional de concreto betuminoso usinado a quente (CBQU). Uma usina de cimento foi instalada no canteiro como medida para a redução de custo. No total, serão utilizadas 27 mil t de concreto durante a execução da obra, cerca de 400 t por dia.

O trecho a ser pavimentado receberá investimento total de R$ 64,1 milhões do governo de Minas, por meio do programa Caminhos de Minas, incluindo supervisão e desapropriação de uma faixa de 30 m ao longo da estrada, que foi declarada como área de utilidade pública (faixa de domínio). A responsabilidade pelo processo é do DER-MG.

A parte que cabe à Tratenge terá investimentos de R$ 43 milhões. O valor prevê a execução do projeto fornecido pelo DER-MG de sinalização e construção de pontos de ônibus em toda a via.

Atualmente, as obras estão na etapa de terraplenagem e drenagem. “Na medida em que elas forem avançando, serão entregues trechos de 8 km aproximadamente, de forma gradativa”, explica Magalhães.

Fundada há mais de 20 anos, a Tratenge opera na área de infraestrutura realizando obras rodoviárias, além de edificações para fins hospitalar e habitacional. Seu portfólio relaciona projetos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Departamentos de Estradas de Rodagem, Exército Brasileiro, AngloGold Ashanti, Petrobras, Copasa, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Prefeitura de Belo Horizonte e empreendimentos imobiliários.

Aproveitando o bom momento da construção civil nos últimos anos, a empresa investiu no segmento imobiliário e criou uma unidade de negócios voltada para este fim em Minas Gerais e em São Paulo.

Caminhos de Minas

 

Lançado em 2010, o programa Caminhos de Minas tem em vista ampliar e melhorar a infraestrutura rodoviária dos municípios nas diversas regiões do estado. Envolve aproximadamente 7,8 mil km de rodovias, distribuídos por 242 trechos. As obras devem beneficiar diretamente 306 municípios e 7,3 milhões de pessoas.

O programa prevê a pavimentação de nove trechos na região de Baldim e Santana do Riacho, totalizando 287,7 km. A ligação asfáltica entre Baldim e Santana do Riacho foi o 37º trecho autorizado para início das obras.

Do total, 2.269,7 km (83 trechos) de projetos de engenharia já foram concluídos, 1.204,7 km (38 trechos) estão em andamento, 764,3 km (35 trechos) foram contratados, 1.007,1 km (30 trechos) estão em processo de licitação, 2.647,4 km (56 trechos) ainda devem ser licitados e 2.894,9 km (103 trechos) estão prontos para ser licitados.

Dentre as obras de pavimentação, 41,4 km (6 trechos) foram concluídos, 989,2 km (38 trechos) estão em andamento, 228 km (8 trechos) foram contratados, 84,7 km (3 trechos) estão em licitação, 6.550 km (187 trechos) ainda devem ser licitados e 1.640,7 km (62 trechos) estão autorizadas a licitar.

Fonte: Revista O Empreiteiro


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