CE: Prefeitura reestruturará pavimentação de pontos críticos

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Diferentes tipos de material podem substituir a mistura asfáltica que hoje cobre os pontos de Fortaleza onde os buracos aparecem toda quadra chuvosa. As mudanças e a reestruturação da pavimentação foram anunciadas pelo secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Luciano Feijão, na edição do O POVO desta quinta-feira, 11. Segundo ele, os pontos considerados “críticos” passam por diagnóstico para saber se é possível resolver pontualmente os problemas de drenagem e definir se o melhor revestimento para o pavimento é mesmo o asfalto.

O total de investimentos ainda não foi fechado, assim como o número de pontos que passarão pela reforma. A previsão de Feijão é de que, com o fim do estudo, os processos de licitação sejam iniciados no fim do mês e as obras sejam iniciadas, no máximo, até outubro.

Algumas opções consideradas pelos técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Seinf) são o pavimento rígido, à base de concreto, os paralelepípedos ou as pedras toscas. Especialistas explicam que cada tipo de revestimento deve ser aplicado considerando fatores como o tráfego na via.

O revestimento em concreto ou em asfalto, por exemplo, são recomendados para ruas e avenidas com grande fluxo de veículos. O revestimento de concreto, inclusive, é mais resistente à carga de veículos maiores, como caminhões e ônibus. É, no entanto, mais caro que os demais.

Já o revestimento com paralelepípedos é mais barato, mais resistente ao contato com a água e ainda esquenta menos que o asfalto. Para o titular da Seinf, Luciano Feijão, uma outra vantagem é a manutenção da via, caso haja algum problema, poderá ser feita de forma mais rápida e mesmo durante as chuvas. Mas, assim como o revestimento feito de pedra tosca, ele pode não suportar o volume de tráfego de uma grande via.

A professora do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Suelly Barroso, alerta, no entanto, para a necessidade de Fortaleza investir num gerenciamento da pavimentação, que monitore os danos e consertos que ocorrem nas vias. “Para tomar uma decisão do quê, quando, como fazer e de quanto vai gastar, você precisa ter informações”, ressalta.

Pontos críticos

Alguns locais em que a Prefeitura pretende substituir o asfalto por outros materiais:

Av. Santos Dumont com av. Barão de Studart
Av. Osório de Paiva com av. Perimetral
Rua Tristão Gonçalves, da av. 13 de Maio a rua Castro e Silva
Av. Abolição com rua Silva Paulet
Av. Abolição, entre ruas José Napoleão e Frei Mansueto
Rua Prof. Gomes de Matos entre as ruas Álvaro Fernandes e Alan Kardec

Fonte: Estadão


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