Segundo Prefeitura, serão gerados 65 empregos, entre diretos e indiretos. Termo de protocolo de intenções para investimento já foi assinado.
O Município de Pedrinópolis vai ganhar dois complexos de usinas solares fotovoltaicas. Com investimento total de R$ 75 milhões, serão gerados 65 empregos, entre diretos e indiretos. Segundo informou a Prefeitura, a capacidade de cada planta será de 15 megawatts (1 megawatt pode abastecer até mil casas).
Conforme a Administração, o termo de cooperação e protocolo de intenções foi assinado entre o Município e a Empresa NPE – Nova Perspectiva Energética (Serviços de Energia Solar).
Conforme o Executivo, a assinatura selou a parceria de cooperação para garantir os compromissos assumidos para execução do projeto. O valor apresentado de R$ 75 milhões é referente a projetos, obras, máquinas, equipamentos, dentre outros custos operacionais.
Empregos
Serão gerados até 25 empregos diretos e 40 empregos indiretos. Os complexos serão construídos na zona rural da cidade, em propriedade cedida à empresa por meio de parcerias com fazendeiros e o Município.
Apesar do anúncio, a Prefeitura ainda não divulgou quando começam as obras nem a previsão de as usinas começarem a operar.
Atividade econômica em Pedrinópolis
A chegada das usinas solares vai diversificar a economia da cidade, que tinha apenas 3.458 habitantes segundo último censo realizado em 2010.
Conforme a Prefeitura, o agronegócio segue como a principal atividade econômica do município, com predominância da cultura da soja, milho e feijão, hortifrútis como batata, cenoura e uva de mesa.
O café e a cana-de-açúcar também têm grande contribuição para a economia local. Dentre os itens pecuários, o destaque é a bovinocultura de corte e de leite, suinocultura e avicultura.