A Minerpav, mineradora do Grupo Equipav, inaugurou em Piracicaba (SP) sua nova unidade de extração de brita, material utilizado na construção e reforma de rodovias e produção de concreto para os setores da construção civil. Essa mudança tem dois importantes focos: atender a reivindicação da população que pedia o fim das atividades da antiga pedreira, localizada no bairro do Enxofre, na Chácara Nazareth; e permitir a expansão da produção de brita, que crescerá 70%, com a produção mensal de 80 mil toneladas. Portanto, este mês de abril, será o ultimo mês de operação da antiga unidade localizada na Chácara Nazareth.
“Desta forma, iremos contribuir com a qualidade de vida dos piracicabanos e ao mesmo tempo contribuir com o crescimento econômico da cidade”, explica Evandro Sales da Silva, Diretor Superintendente da Divisão de Mineração. A nova unidade conta com o que há de mais moderno em equipamentos de mineração, como um aparelho de sismografia para controlar a vibração e utiliza o sistema “linha silenciosa”, que diminui o ruído da detonação. A produção da mineradora agora, além de atender a cidade de Piracicaba, vai abastecer cidades próximas em um raio de 50 km, como Americana, Santa Barbara e Limeira.
A operação da nova pedreira está baseada em novos conceitos de produção e nos mais modernos métodos de britagem no Brasil, como o sistema de abatimento de pó no processo de extração, que conta com a filtragem da água utilizada e atua em todos os pontos de formação de poeira existentes a partir do britador primário, preservando a saúde de colaboradores e preservando o meio ambiente.
Com o encerramento das operações da antiga pedreira desde maio desse ano, o plano de recuperação de área degradada já foi concluído. A ação tem por objetivo minimizar os impactos gerados pela exploração da mina e inclui a revegetação das áreas de exploração.
Fonte: Estadão