Pista sobre o mar

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A experiência brasileira na construção de aeroportos também já foi aplicada em obras no exterior. Um exemplo é a ampliação do aeroporto da Funchal, na Ilha da Madeira, em Portugal, que contou com a participação da Andrade Gutierrez e da Zagope, sua subsidiária naquele país. As duas possuem 30% do Agrupamento Complementar da Empresas Nova Pista, responsável pela ampliação das pistas, em conjunto com a Spie Batignolles e a OPCA. A obra tem uma característica bem diferenciada: como não havia espaço suficiente, a pista foi ampliada com uma estrutura de concreto sobre o mar, com 1 km de extensão, 200 m de largura e 60 m de altura.
Mauro Penna Neves, diretor do projeto, conta que o projeto básico foi desenvolvido pelo professor Edgar Cardoso, de Portugal, e a Hidroservice. Já o projeto executivo ficou por conta da Consulmar & Segadães Tavares Associados e a Mottconsult. A ideia original consistia em executar as fundações da estrutura do mar utilizando-se balsas, mas o consórcio Nova Pista sugeriu a construção de uma pequena baia, aterrando a área em volta do aeroporto, de modo a permitir que os trabalhos fossem realizados a seco.
A Ilha da Madeira é montanhosa e o aeroporto está localizado em um platô com 60 m de altura. A pista original teve seu eixo deslocado três graus para que os trabalhos de construção da estrutura de concreto ou seu prolongamento pudessem ser executados em um ponto com águas menos profundas. Com isso, um morro ao lado do aeroporto precisou ser desmontado, o que gerou uma escavação de 3,5 milhões de m³. Um dique de proteção foi executado em volta da área destinada à ampliação da pista, que recebeu um aterro de 1,5 milhão m³, com material oriundo do desmonte do morro, em uma área com 1 km de extensão e 200 m de largura. As fundações da estrutura foram executadas em rocha e para cada pilar foram cravadas oito estacas, algumas com até 60 m de profundidade.
Neves explica que a maior dificuldade foi a diversidade geológica encontrada na Ilha da Madeira. “Cada metro era diferente do anterior, o que dificultou a execução das estacas”, conta. A obra, prevista para ser executada em etapas, foi iniciada em fevereiro de 1995 e as suas primeiras fases foram inauguradas em setembro de 2000. Ainda se encontra em execução a terceira etapa, que compreende algumas obras no terminal de passageiros, e tem prazo para conclusão em julho.

 

Fonte: Padrão


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