O presidente do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), arquiteto Sérgio Magalhães, recebeu, no último dia 26 de setembro, o Prêmio América de Arquitetura. A homenagem ocorreu durante Sessão Solene do XV Seminário de Arquitetura Latino-americana, em Bogotá (Colômbia).
O arquiteto argentino Ramon Gutiérrez, que conduziu a solenidade, destacou a contribuição de Magalhães: “Este prêmio é o reconhecimento por uma ação que supera o próprio projeto arquitetônico que, além de evidente na obra de Sérgio, é complementado pela trajetória política e social em prol do melhoramento das cidades brasileiras e da integração urbanística e social das comunidades carentes. Isto pode ser percebido em programas como o Favela-Bairro e o Bairro-Escola”.
Sérgio Magalhães foi escolhido por um grupo de críticos de arquitetura, que, além de Gutiérrez, se compôs também de Silvia Arango (Colômbia), Ruth Verde Zein (Brasil), Luise Noelle (México) e Fernando Diez (Argentina).
O XV Seminário de Arquitetura Latino-americana, realizado entre os dias 22 e 26 do mês passado, tratou do tema “Arquitetura e espaços públicos”, além de questões referentes à integração das comunidades pobres no contexto da América Latina.
Fonte: Revista O Empreiteiro