Cesbe atua na expansão do Projeto Puma da Klabin no Paraná

Compartilhe esse conteúdo

Este ano a Klabin iniciou ciclo de expansão do Projeto Puma, em Ortigueira (PR). E a Cesbe está novamente envolvida nas obras civis do prédio da máquina de papel (MP-27) e do depósito de bobinas, além de diversos ambientes técnicos de apoio.

Os bons resultados alcançados pela Cesbe nas obras de expansão dos Projetos Puma I, em 2014, e MA-1100, em 2008, contribuíram para a conquista desse novo contrato. “Nossa capacidade de oferecer preços competitivos e reunir um time altamente qualificado e motivado, além do know-how embarcado por conta dos mais de 70 anos da Cesbe executando obras de alta complexidade, nos concedeu uma grande vantagem competitiva, fatores que foram decisivos para a Klabin optar pela contratação da Cesbe”, explica Vinicius Serrano, diretor-geral da construtora.

Valdo Pianowski Júnior, gerente de contrato da Cesbe, destaca também a habilidade de planejamento e rápida mobilização da Cesbe, que em apenas 30 dias após a assinatura do contrato conquistou o marco de execução da primeira estaca na obra.

Outro importante marco foi a instalação do primeiro pilar pré-moldado. “Empreendimentos desses portes, onde os projetos de engenharia são desenvolvidos concomitantemente com a obra são um grande desafio, exigindo alta capacidade de resposta. A Cesbe consegue lidar com estas situações desafiadoras de forma segura, pois além da sua comprovada capacidade técnica, dispõe de equipes de obras muito engajadas”, complementa Valdo.

O Puma II possui aporte previsto de R$ 9,1 bilhões, o maior da história da Klabin, e compreende a construção de duas máquinas de papel para embalagens (kraftliner), com produção de celulose integrada, e capacidade total de 920 mil toneladas anuais de papéis.

A instalação será dividida em duas fases, com previsão de duração de execuções por 24 meses cada uma. Na primeira etapa será construída uma linha de fibras principal para a produção de celulose não branqueada integrada a uma máquina de papel kraftliner, com capacidade de 450 mil toneladas por ano. A segunda contempla a construção de uma linha de fibras complementar integrada a outra máquina de papel kraftliner, com capacidade de 470 mil toneladas anuais.


Compartilhe esse conteúdo

One thought on “Cesbe atua na expansão do Projeto Puma da Klabin no Paraná

Deixe um comentário