A Rolls-Royce investe cerca de R$ 8,4 milhões na instalação, em Niterói (RJ), do seu primeiro centro de treinamento (CT) marítimo no Brasil. O objetivo é atender clientes que operam navios de apoio offshore na exploração de óleo e gás em águas profundas.
Inaugurado dia 11, o novo centro é primeiro do grupo na América do Sul e o terceiro no mundo dedicado a treinamentos de profissionais da indústria offshore. Oferecerá programas de treinamento para cerca de 750 profissionais por ano. Os primeiros cursos serão direcionados a operações de guincho e de posicionamento dinâmico, que utiliza tecnologia por satélite para controlar o sistema de propulsão da embarcação e mantê-la na posição correta, mesmo em condições adversas do mar.
O novo centro dispõe de um guincho de demonstração em tamanho real. Os cursos são baseados em uma combinação de aulas teóricas de instrução, exercícios práticos nos simuladores e treinamento de manutenção. Um simulador principal, com duas cadeiras de operador, permite a formação de uma equipe de treinamento interativa com um diversificado leque de opções de planejamento de cenários para testar qualquer nível de habilidade.
Duas cúpulas simuladoras proporcionam visão de 180º no horizonte para simulações de guincho. A ideia é que a tripulação aperfeiçoe suas técnicas de operação em ambientes ultrarrealistas. Uma cúpula similar possui um simulador de guindaste.
Exercícios práticos nos simuladores garantem ambientes ultrarrealistas
Fonte: Redação OE