Uma das mais modernas siderúrgicas para produção de tubos integrados sem costura, a Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), é inaugurada no município de Jeceaba, na região Central do Estado. A Empresa é resultado de uma joint venture entre a Vallourec (56%), a Sumitomo Metals e a Sumitomo Corporation (44%).
Com investimentos de R$ 5 bilhões em uma área industrial de 2,5 milhões m2, a VSB atenderá principalmente o mercado internacional de petróleo e gás, onde há uma demanda de longo prazo bem identificada por tubos premium de aço sem costura.
Do total de 1 milhão t/ano da produção prevista de aço bruto, 700 mil t serão usadas para fabricar 600 mil toneladas de tubos de aço premium sem costura. A capacidade de tubos será compartilhada igualmente entre a Sumitomo e a Vallourec. Outras 300 mil toneladas de aço serão dedicadas às necessidades do Grupo Vallourec (exceto a VSB).
Durante o auge da construção, a VSB conseguiu gerar mais de 11 mil empregos, priorizando a mão de obra regional. Na operação atual, foram criados 1.600 empregos diretos e 2 mil novos postos de trabalho terceirizados.
Recursos especiais da VSB
O processo de fabricação de aço é dotado de equipamentos inéditos na América Latina que otimizam o consumo de energia e garantem maior controle sobre a produção do aço, com baixas emissões de ruídos e de partículas.
Além disso, uma planta de pelotização irá abastecer os dois altos-fornos projetados para serem usados tanto com carvão vegetal quanto com coque.
A VSB aproveita as vantagens dos mais modernos equipamentos de siderurgia para produzir tubos de aço sem costura de alta qualidade, destinados à indústria de petróleo e gás, por meio de um sistema de laminação PQF (Premium Quality Finishing – Acabamento de Qualidade Premium). Todo o processo consiste em um forno rotativo de aquecimento, um laminador perfurador, um forno de reaquecimento, um laminador calibrador com 12 caldeiras, além de equipamentos de teste não-destrutivo.
Uma linha de tratamento térmico, uma linha de acabamento para tubos condutores e uma linha de rosqueamento para OCTG (Oil Country Tubular Goods – Produtos Tubulares para a Indústria Petrolífera) permitirão a fabricação de conexões premium API e VAM .
Qualidade
A Companhia recebeu a recomendação dos padrões de certificação API/Q1, API 5L, API 5ct, ISO/TS 29001 e ISO 9001 do Instituto Americano de Petróleo (API) e espera-se que o certificado oficial seja emitido nos próximos dias.
Localização
O município de Jeceaba possui uma localização geográfica estratégica, com fácil acesso por meio de rodovias e ferrovias aos portos do Rio de Janeiro (RJ), de Santos (SP) e Vitória (ES), o que irá permitir o escoamento da produção com qualidade e segurança.
Além disso, a Companhia está próxima a duas das principais subsidiárias da V & M do BRASIL (VMB) para fornecimento de matéria-prima: a V & M MINERAÇÃO (VMMN), que tem uma capacidade de produção de 4 milhões de toneladas/ano de minério de ferro e a V & M FLORESTAL (VMFL), que produz carvão vegetal. Para atender a demanda adicional da VSB, a VMFL planeja triplicar sua produção até 2016.
O trabalho
Preparar o terreno para a chegada da VSB levou cerca de 18 meses, sendo que foram retirados 20 milhões de metros cúbicos de terra com equipamentos de terraplanagem. Uma quantidade de terra equivalente às sete pirâmides de Quéops no Egito.
Durante a construção da Empresa foi levantada uma fábrica de concreto dentro da Siderúrgica para atender à demanda do edifício e usados em torno de 200 m3 de concreto para construir a Usina.
Os depósitos foram construídos com os tubos estruturais do Grupo Vallourec nas armações. A VSB usou 40 mil t de material tubular em todos os trabalhos, um volume equivalente ao que seria usado para construir quatro Torres Eiffel.
Meio Ambiente e Comunidade
Mesmo antes do lançamento da pedra fundamental em 2007, que marcou o início da construção da Usina, a VSB monitorou os possíveis impactos ambientais de sua instalação. A primeira etapa em direção à sustentabilidade foi obedecer a todas as restrições ambientais exigidas pelas agências reguladoras durante o processo de licença da instalação da Companhia.
A criação do Programa de Educação Ambiental (PEA) Vislumbrar: “O Meio Ambiente Sob Um Novo Olhar”, surgiu como uma ferramenta para integrar a VSB à comunidade e se tornou o carro-chefe da Companhia para o desenvolvimento de atividades sociais e ambientais nas comunidades de Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas e os distritos de Alto Maranhão e Pequeri, em Congonhas.
Para aumentar a conscientização com relação às questões ambientais e ensinar às pessoas uma nova fonte de renda, o PEA Vislumbrar também promoveu oficinas de artesanato para crianças e adultos. Eles aprenderam a fazer enfeites para casa com objetos descartados no meio ambiente, como plásticos, garrafas, latas, fios, papel, CDs e papelão.
Outro ponto a ser ressaltado é o Centro de Referência para Reflorestamento da Mata Atlântica original, com uma área de 660 ha (maior do que a área da VSB), que abriga mais de 400 espécies de plantas e animais ameaçados de extinção. Existem mais 160 mil semeaduras de plantas nativas feitas no Centro de Referência localizado no cinturão verde ao redor da área industrial. A VSB é responsável em manter e cuidar da recuperação e do reflorestamento do local.
Com a comunidade, além do foco na mão de obra local e na capacitação profissional dos moradores, a VSB trabalha desde 2007 para modernizar a infraestrutura das cidades, por meio de acordos relativos ao meio ambiente, à saúde e à segurança, assinados com as prefeituras. Recentemente, o prédio da Polícia Militar de São Brás do Suaçuí foi todo reformado e a cidade recebeu telecentros com acesso livre à computadores e à internet. Em Jeceaba, a comunidade se beneficiou com a abertura de um museu arqueológico onde são expostos objetos usados por antigas civilizações. Além disso, as cidades receberam veículos para auxiliar os profissionais de
saúde a oferecer serviço de home care.
Fonte: Estadão