Sistema BA-093 já recebeu R$ 2 milhões para recuperação ambiental

As rodovias do Sistema BA-093 vem recebendo melhorias implantadas no asfalto, na sinalização e no atendimento. Mas, também vem sendo alvo de um projeto ambiental, executado pela Concessionária Bahia Norte, que assumiu a concessão em agosto de 2010. Atualmente, cerca de 100 profissionais e diversos equipamentos atuam na recuperação de passivos ambientais, que envolve o replantio da vegetação, tratamento de encostas, regularização de morros, melhoria e monitoramento de drenagem. Atualmente, estão sendo beneficiadas as áreas do Morro da Manteiga, na Via Parafuso (BA- 535) e a na entrada de Amado Bahia (BA- 093). Os profissionais envolvidos também efetuam o monitoramento da fauna, dos rios que margeiam as rodovias, dentre outras atividades.

Segundo a concessionária, os passivos ambientais encontrados existiam há mais de 30 anos, não tendo vínculo com as obras do Sistema BA-093, e o seu surgimento, na maioria das vezes, dá-se pelo uso irregular das jazidas de recursos minerais e da falta de sistema de drenagem, criando erosões, normalmente próximas a lagos, rios e uma série de espaços que compõem nosso meio ambiente, e que de alguma forma estão sendo prejudicados.

Ciro Barbosa, Coordenador de Meio Ambiente da Bahia Norte, conta que “o trabalho de recuperação acontecerá pelos próximos cinco anos e já foram investidos mais de R$ 2 milhões. Trata-se de um capítulo à parte do contrato de concessão onde queremos superar as expectativas e, no futuro, consolidar a Bahia Norte como uma empresa socialmente responsável”.

Fonte: Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *