A partir de agosto, os profissionais da área de construção civil têm à disposição mais uma ferramenta para aprimorar o desenvolvimento de obras em todo o território nacional. Trata-se do Sistema de Monitoramento e Alerta Climático (SMAC), desenvolvido pela Climatempo, maior empresa privada de meteorologia do Brasil.
“As condições do tempo e do clima podem ser os fatores mais importantes no andamento de uma obra. Por isso, desenvolvemos uma ferramenta com o objetivo de orientar as decisões tanto do planejador de uma obra, que pode atuar remotamente, quanto do executor”, afirma o meteorologista Carlos Magno, presidente da Climatempo, que atua há mais de 20 anos com consultoria meteorológica.
O SMAC traz boletins de previsão para 15 dias, com informações importantes como o período da chuva, o volume acumulado, os valores de temperatura e umidade, a direção predominante do vento e o máximo de intensidade. Todos os dados são de fácil compreensão, fornecidos no formato de tabelas e gráficos.
O usuário contratante do serviço poderá visualizar através de uma página restrita com login e senha as informações meteorológicas dos locais das obras de sua construtora em todo o país e tem acesso à previsão para cada local específico. Caso a área esteja sob algum tipo de alerta, a ferramenta informa quando a situação será normalizada.
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionaisde televisão, pararádios de todo o Brasil e para os principais portais.Com cerca de 1.100 clientes, a empresaatua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e odemeios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foium dos primeiros comunicadores da profissão no país.
Fonte: Estadão